Polícia Civil apreende seis armas e prende grupo criminoso que pretendia assaltar empresário em Horizonte

17 de junho de 2019 - 17:36 # # #

Uma ação rápida da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em conjunto com o Departamento de Inteligência Policial (DIP), a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), o Núcleo Avanço de Inteligência da Delegacia Regional de Crateús e a Delegacia Metropolitana de Pacajus, resultou na apreensão de seis armas, além das capturas de cinco homens. Com a ofensiva, a PCCE frustrou um plano criminoso de roubo contra um empresário em Horizonte, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. Os detalhes da ação policial foram divulgados, na tarde desta segunda-feira (17), em coletiva de imprensa no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Fortaleza.

A ação teve início, na última quinta-feira (13), após o grupo ser abordado, quando saía de um shopping em Fortaleza. Eles tinham acabado de se reunir com o intuito de planejar um assalto contra um empresário de Horizonte, que já foi vereador no município de Pacajus. Na ocasião, foram capturados Vanderlan da Silva Brilhante (32), vulgo “Van”, que já responde por ameaça; José Alves dos Santos (37), que já responde por direção criminosa e homicídio, e Felipe Rodrigues de Almeida (19), sem antecedentes criminais. O grupo confessou o crime e afirmou que guardava armas e drogas em suas residências.

Dando continuidade às ações, os policiais seguiram até as residências dos suspeitos, em Horizonte, onde foram apreendidas quatro pistolas – sendo três calibre .40 e uma 380 –, 80 munições dos mesmos calibres, além de 1,1 quilo de cocaína, 3,2 quilos de maconha e 160 gramas de crack. Uma das armas, encontrada na residência de “Van”, estava escondida em uma cadeira infantil conhecida como “bebê conforto”.

Ainda durante as investigações sobre o grupo criminoso, os policiais da Draco, na última sexta-feira (14), capturaram outros dois indivíduos. Tratam-se de Francisco Jeimerson da Silva Rufino (20), vulgo “Geimim”, que já responde por roubo e estava com mandado de prisão em aberto, e Francisco dos Santos Oliveira (27), o “Pequeno”, que já responde por roubo e crime de trânsito. Os infratores foram capturados em Pacajus (AIS 13). Com eles, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 municiados, além de crack, cocaína e maconha embalados e prontos para comercialização.

Todos os presos foram encaminhados à sede da Draco, onde foram autuados em flagrante por tráfico, associação para o tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e por integrarem organização criminosa.

Duplo homicídio e tentativa de homicídio

Durante a prisão, José Alves dos Santos confessou ser o autor de um duplo homicídio ocorrido, na Rua Maria Leandro dos Santos, na cidade de Chorozinho (AIS 13), no último dia 31 de maio. As vítimas foram identificadas como Glauberto Tomé de Alencar (37) e Antônio Holanda de Sousa (52), ambos sem antecedentes criminais. Na ocasião, uma mulher de 42 anos também foi lesionada e levada para uma unidade de saúde. A motivação do crime é investigada. O homem confessou ainda que a arma, uma pistola .40, apreendida em sua residência, foi a mesma utilizada na ação criminosa.

A Polícia Civil, por meio da Draco, mantém as investigações sobre o envolvimento dos presos em outras ações criminosas e na identificação de outros integrantes de grupos criminosos. A Draco disponibiliza um número para denúncias para onde podem ser repassadas informações que ajudem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 98969-0182, por meio de mensagens, áudios e vídeos. As informações também podem ser repassadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.