Polícia captura, com o auxílio do Spia, dupla suspeita de envolvimento em assaltos

13 de junho de 2019 - 15:48 # # # # #

Dois suspeitos de envolvimento em assaltos na região da Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) foram capturados, nessa quarta-feira (12), durante uma ação integrada das Forças de Segurança do Estado. O trabalho foi desenvolvido por equipes das Polícias Militar do Ceará (PMCE) e Civil do Estado do Ceará (PCCE), com o auxílio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e que contou com o apoio de uma equipe da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Um veículo, que era utilizado por um trio para a prática criminosa, foi apreendido durante a ofensiva dos agentes de segurança. Os infratores, um adulto e um adolescente, foram encontrados pelos policiais no decorrer do dia e foram encaminhados, respectivamente, para o 6º Distrito Policial (DP) e para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Um terceiro segue foragido.

Policiais civis lotados no 6º DP estavam em diligência, quando foram informados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, que um veículo Vectra, utilizado para a realização de uma série de assaltos, foi detectado por sensores do Spia na região da CE-040, seguindo em direção ao Cambeba. A partir daí os agentes da PCCE saíram em direção ao ponto indicado, com o objetivo de localizar os infratores. Equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da PMCE, que estavam em patrulhamento, também foram acionadas e deram início ao trabalho de buscas aos suspeitos.

Durante as buscas, o veículo foi avistado pelos policiais, já no bairro Cambeba. Ao notarem a aproximação policial, os ocupantes do automóvel efetuaram disparos de arma de fogo contra os agentes de segurança, que revidaram. A perseguição continuou até um trecho da Avenida Ministro José Américo, onde o carro dos suspeitos colidiu na traseira de um caminhão. O trio desembarcou e fugiu em direção ao matagal.

Equipes da PCCE e da PMCE ingressaram no matagal à procura dos infratores. Um dos infratores foi avistado nas proximidades de um posto de combustíveis. Os policiais foram acionados e abordaram Gabriel Ângelo dos Santos (21), que tinha antecedentes criminais por com antecedentes criminais por roubo, tráfico de drogas, corrupção de menores e receptação. O suspeito recebeu voz de prisão e foi levado para o 6º Distrito Policial (DP), onde foi constatado que contra ele constava um mandado de prisão em aberto. O Vectra também foi levado para a unidade da PCCE. Gebriel foi autuado em flagrante por roubo e tentativa de homicídio, devido aos disparos efetuados contra os policiais civis.

Dando sequência às buscas, os policiais do BPRE apreenderam um adolescente de 17 anos, que também estava no veículo. Ele foi levado para o 6º DP e em seguida para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi registrado ato infracional contra ele por roubo. A Polícia mantém as buscas, com o objetivo de capturar o terceiro indivíduo envolvido nas práticas criminosas.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o ‪(85) (85) 3101.3533‬, do 6º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.