Após Ceará se destacar como referência nacional, secretários de Segurança Pública do Brasil se reúnem em Fortaleza

30 de maio de 2019 - 19:27 # # #

Após o Ceará se destacar nacionalmente na gestão inteligente de tecnologias e aplicação de estratégias, que impactaram na redução dos índices criminais, o Ceará foi escolhido para sediar a LXXIV reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp), durante esta quinta-feira (30) e amanhã (31). Além dos gestores, participam representantes de instituições que atuam no âmbito da Segurança Pública. A iniciativa ocorreu, neste primeiro dia, no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), André Costa, que é o anfitrião desta edição do Consesp, falou sobre as iniciativas adotadas pela Secretaria cearense, permitindo que os gestores tenham a oportunidade de conhecer de perto os projetos aqui desenvolvidos. “A gente tem tratado a segurança pública do Ceará como uma ciência buscando trazer cientificidade ao tema da segurança. Alguns exemplos são a mobilidade do crime, dissuasão focada e camuflagem urbana, que são conceitos que a gente busca criar, desenvolver e, a partir daí, montarmos estratégias e inovarmos em ações e investimentos”, ressaltou André Costa, durante a abertura da reunião.

O titular da SSPDS do Ceará explicou o objetivo da reunião: “Nós temos problemas que são comuns em todos os estados do Brasil, e, quando se fala em segurança, a gente sempre precisa trabalhar com essa integração entre os estados. Já que hoje, são os estados que detém quase que a totalidade da responsabilidade sobre a segurança pública das pessoas. Dessa forma, como detentores da maior parcela de responsabilidade a gente percebe a importância de sentarmos juntos, tratarmos pautas em comum”, disse André. O secretário do Ceará explicou ainda que a maioria das demandas debatidas nos encontros do Consesp são encaminhadas ao Governo Federal, como por exemplo, a criação do Sistema Único de Segurança Pública.

Já o presidente do Consesp e secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, ressaltou a necessidade dos encontros. “Aqui é mais uma reunião do Consesp, um colegiado muito importante, para definição de estratégias voltadas a segurança pública e a proposição de medidas que serão encaminhadas ao Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública”. Ele explicou ainda que o Consesp é um órgão consultivo e de execução das políticas de segurança pública no Brasil. Também frisou a necessidade da participação do ministro da Justiça, Sérgio Moro nas reuniões do colegiado.

Durante o evento, foram debatidos assuntos como o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Pacote Anticrime, fontes de financiamento da segurança pública e operações integradas entre os estados brasileiros. “Como em todo encontro, nós debatemos alguns pontos e, nesse em especial, tratamos sobre a questão do decreto recém-lançado que prevê a posse e porte de arma de fogo, elaborado pelo presidente da república. Também debatemos acerca do financiamento da segurança pública, esse é um tema central que temos batido muito que tenta encontrar novas formas de financiamento e também uma forma de regular distribuição dos recursos do fundo nacional entre 27 estados da federação”, explicou Maurício Teles.

Participaram desse primeiro dia, representantes das Secretarias de Segurança Pública do Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins; além do secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), general Guilherme Theophilo. Durante a tarde, ocorreram exposições com consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fórum de tecnologia

Já nesta sexta-feira (31), na sede da SSPDS, acontecerá o Fórum de Tecnologia, com palestras ministradas pelo secretário da SSPDS, André Costa; pelo superintendente de Estratégia e Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira; e pelo professor doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Antônio Macêdo, que também é integrante do grupo que desenvolve os projetos de tecnologias aplicadas à Segurança Pública. O encerramento será com uma visita técnica guiada pelo secretário André Costa às instalações da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e ao helicóptero modelo Airbus Helicopters Deutschland H135 Helionix, que pousará na SSPDS.