DIP realiza Instrução de Manutenção em Inteligência Policial – Nível Básico em Sobral

14 de maio de 2019 - 18:28 # # #

O Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, no período de 6 a 10 deste mês, no município de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), a primeira Instrução de Manutenção em Inteligência Policial – Nível Básico. A capacitação teve como objetivo capacitar policiais civis do Interior Norte na doutrina de inteligência, habilitando-os a fazerem parte de Núcleos Avançados de Inteligência (NAI), bem como trabalharem com inteligência de segurança pública nas diversas unidades da PCCE.

No total, 24 policiais civis das delegacias regionais de Acaraú, Baturité, Camocim, Canindé, Crateús, Itapipoca, Sobral e Tianguá e do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI Norte) receberam o treinamento.

Conforme o delegado Nelson Pimentel, diretor do DIP, a instrução conduzida visa atender demanda da Delegacia Geral de Polícia Civil do Ceará, no sentido de implementar o projeto de interiorização da Inteligência de Segurança Pública. “A capacitação busca a melhoria na prestação de serviço, sempre visando atender cada vez melhor a população cearense, combatendo com qualidade e eficiência o crime”, revelou o delegado.

Núcleos Avançados de Inteligência (NAI’s)

Em meados do mês de abril do ano de 2018, iniciou-se a implantação do projeto de interiorização da Inteligência da Polícia Civil, com a criação dos Núcleos Avançados de Inteligência (NAI), inicialmente estabelecidos em pontos focais no interior do Estado.

As Delegacias Regionais inicialmente contempladas com os núcleos foram Sobral, Crato, Crateús, Quixadá e Russas. A escolha se deu em razão de seus posicionamentos geográficos e em razão de, em algumas dessas Regionais, já possuírem um trabalho de inteligência, ainda que embrionário. Existe projeto em andamento para a expansão das NAIs para outras unidades da Polícia Civil.

Novos treinamentos realizados pelo DIP

A próxima edição da capacitação será realizada para policiais civis do lotados em unidades do Interior Sul. Também serão realizadas capacitações via Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), ao longo do ano de 2019, com os cursos de Introdução às Operações de Inteligência, Inteligência Cibernética e Investigação de Crimes Cibernéticos.