Polícia Civil recupera computadores furtados da Urca e prende funcionário terceirizado

10 de maio de 2019 - 17:18 # # #

Policiais civis da Delegacia Regional do Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), recuperaram 13 computadores, que haviam sido furtados da Universidade Regional do Cariri (Urca), nessa quinta-feira (9). As investigações iniciaram após a subtração dos equipamentos ser noticiada à Polícia Civil. Entre os capturados está o autor do crime, que era funcionário terceirizado da instituição de ensino superior, e, pelo menos, sete receptadores foram autuados em flagrante.

Por meio de diligências, os policiais civis localizaram o primeiro suspeito, Lucas de Mendonça Estima (33), que foi flagrado vendendo alguns dos computadores na internet. De imediato, os policiais civis seguiram até a residência do suspeito, no bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte (AIS 19). Lá, eles apreenderam um dos computadores, que Lucas alegou ter comprado de uma pessoa. Inclusive, afirmou que adquiriu, no total, seis equipamentos.

Seguindo em diligências, os policiais civis chegaram à pessoa que comercializava os equipamentos. Tratava-se de José Alexandre Missa Martins (25) – sem antecedentes criminais – funcionário terceirizado que trabalhava na universidade, e foi preso no bairro Pinto Madeiro, no Crato. Com ele, as equipes encontraram ainda um celular roubado, conforme constava em um Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Polícia Civil.

Em depoimento, ele alegou que há cerca de dois meses começou a furtar os computadores, após perceber que os equipamentos estavam guardados em uma das salas do campus da instituição. De posse dos materiais, ele passou a oferecê-los em uma rede social. Ambos foram autuados em um inquérito policial por receptação. José Alexandre foi indiciado também por peculato, que consiste no crime de desvio de um bem ou valor público por funcionário, que tenha acesso a eles em razão da sua função.

Com as duas prisões, as equipes investigativas chegaram aos demais receptadores. Além de ações em Juazeiro do Norte e Crato, a Polícia Civil diligenciou também em Barbalha e Missão Velha, todos municípios que integram a AIS 19 do Ceará. No total, foram seis pessoas indiciadas em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por receptação. Agora, a Delegacia Regional do Crato investiga o envolvimento de outros receptadores.