Agentes de segurança do Ceará participam de treinamento promovido pela polícia de Paris

23 de abril de 2019 - 18:12 # # # # # #

Um grupo de 26 policiais civis, dois policiais militares e três servidores da Perícia Forense do Ceará participam, entre os dias 22 e 26 de abril, do curso “Gestão de uma cena de crime”, promovido pela Embaixada da França em Brasília, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O treinamento, que ocorre nas dependências da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), é ministrado pela delegada Isabella Aubin, da Brigade Criminelle de Paris e pelo perito Norbert Fleury, do Service Regional D’identite Judiciaire – Paris.

Segundo a Isabella Aubin, o foco principal do curso é promover a integração dos diversos profissionais envolvidos em uma cena de crime. “A gente vai essencialmente apresentar a integração que existe lá na França entre os peritos e os investigadores de policia judiciária e da divisão de homicídios nas diferentes etapas em que estão juntos na cena de crime”, explicou a delegada.

Ela também destaca a importância da capacitação para as instituições policiais dos dois países. “Esse intercâmbio é realmente um momento de comunicação entre as nossas duas polícias, para tentar mostrar como a gente (polícia francesa) trabalha, como vocês (polícia brasileira) trabalham e ver o que cada um pode utilizar em cada sistema. É sempre bom ter um olhar externo sobre as perspectivas de melhora de cada sistema, pois podem provocar novas idéias, inclusive idéias para mudar e melhorar a legislação”, pontuou Isabella Aubin, da Brigade Criminelle de Paris.

“Essa integração entre as instituições de segurança do Ceará e da França é uma excelente oportunidade para compartilharmos experiências e expertises. Quando nós nos integramos, nós ampliamos nossos conhecimentos técnicos e aumentamos a nossa força de trabalho, trazendo benefícios não só para os profissionais envolvidos, mas para toda a sociedade”, destacou o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior.