Mulher desaparecida é localizada após mobilização de agentes das forças de segurança

3 de abril de 2019 - 17:18 # # # # # # #

Uma idosa de 66 anos foi localizada, na madrugada desta quarta-feira (3), graças a uma mobilização de agentes das forças de segurança do Estado que estavam à procura dela. O caso foi registrado como desaparecimento na 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no dia 1º de abril. A mulher foi vista, pela última vez, na quinta-feira (28), no bairro Cidade dos Funcionários, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). Policiais civis e militares participaram das buscas, que tiveram apoio ainda da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e de funcionários da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

As diligências para localizar a mulher iniciaram tão logo a equipe da 12ª Delegacia do DHPP – unidade especializada em casos de pessoas desaparecidas na Capital – tomou conhecimento. As buscas partiram do local onde a mulher havia sido vista pela última vez. Conforme informação repassada por uma amiga da família para as equipes policiais, a senhora tinha descido de um coletivo, na Avenida Oliveira Paiva, e não foi mais vista. Ainda segundo relato de familiares, a suspeita é que a idosa não tenha tomado uma medicação no dia do desaparecimento, o que pode ter contribuído para que ela não retornasse a sua residência.

De imediato, a Etufor e o Sindiônibus foram contatados para fornecer as imagens das câmeras do ônibus onde a mulher havia subido. Simultaneamente, também foi feito contato com o comandante da Polícia Militar do Ceará (PMCE) da AIS 7, Major Passos, para auxiliar as buscas na região. Ainda na segunda-feira (1º), fotos e dados da idosa foram confeccionados em uma arte e compartilhados nos perfis das redes sociais da 12ª Delegacia no Instagram e no Facebook, solicitando a colaboração dos seguidores.

Familiares, amigos e conhecidos da vítima também se engajaram nas buscas. Outros parceiros habituais da Polícia Civil também foram comunicados do desaparecimento da mulher. A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) aderiu à campanha divulgando a imagem da idosa em terminais de ônibus e na área próximo à residência dela. A mobilização também chegou às praças e às delegacias do 1º, 13º, 30º e 34º Distritos Policiais, com a colocação de pôsteres com a imagem da vítima.

Na madrugada de hoje (3), policiais militares lotados na 2ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) localizaram a idosa em via pública, no bairro Vila Velha (AIS 8), após serem chamados por populares, na Rua dos Prados. Desorientada, a idosa não conseguia se expressar para os militares, que acionaram a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para comunicar o paradeiro da mulher. Com os dados da residência em mão, os militares conduziram a senhora até a sua casa, onde ficou sob os cuidados de vizinhos até a chegada de familiares.

Delegacia especializada

A Polícia Civil orienta a população a procurar a 12ª Delegacia do DHPP para formalizar os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode comparecer a qualquer delegacia, com foto, e fornecer o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida.

A população também pode colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3257-4807 ou para o número (85) 9111-7498, o WhatsApp do DHPP, para onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo e anonimato da fonte são garantidos.

Serviço:

12ª Delegacia do DHPP