DG discute padronização no atendimento a mulheres vítimas de violência em reunião do CONCPC

3 de abril de 2019 - 17:06 # # #

Em continuidade à reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), evento que reúne representantes de Polícia Civil do Brasil, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso, segue com a agenda de atividades e reuniões de pautas pertinentes à segurança pública. Entre os assuntos abordados está o trabalho desenvolvido em relação às mulheres vítimas de violência. Foi discutida a padronização no atendimento a elas, incluindo a elaboração de um mapa de risco.

“A Polícia Civil do Estado do Ceará já está se adequando e buscando a padronização. Na próxima terça-feira (9), acontecerá uma reunião da Polícia Civil com o Ministério Público para a implantação do projeto Frida, que é exatamente específico para o atendimento às mulheres vítimas de violência”, afirmou Rattacaso.

Ainda nesta quarta-feira (03), foi apresentada a proposta de Lei Geral da Polícia Civil, além da discussão sobre o projeto de Lei Anticrime do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Também foi abordada a padronização da identidade das Polícias Civis em todo Brasil. Essa ação visa unificar a identidade visual das Polícias Civis.

Dentro do cronograma de atividades para o dia de hoje, podemos destacar o debate a Ação 11 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que trata sobre o aperfeiçoamento das policias civis na investigação de crimes de lavagem de dinheiro. “Está sendo discutido um órgão em cada Polícia Civil, específico para a questão de combate à corrupção. E nesse viés, a PC recentemente, no decreto de reestruturação, criou o Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) e criou a Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCCLD), então, nós já estamos devidamente adequados a esse posicionamento do CONCPC”, destacou o delegado geral.

Expositores

A feira de negócios conta com a participação de cerca de 450 marcas nacionais e internacionais, de todos os setores da defesa e segurança, e a presença de 195 delegações oficiais provenientes de 80 países, incluindo, autoridades de alta cúpula do Ministério da Defesa e das Forças Armadas da América Latina, que participam de reuniões com as empresas expositoras e também de encontros com autoridades brasileiras.

Durante os quatro dias de LAAD Defence & Security serão apresentadas soluções nas áreas de engenharia aeronáutica e naval; equipamentos pessoais e táticos; munição e armamento; ópticos e optrônicos; consultoria, treinamento e serviços; cyber security; contraterrorismo; transmissão, comunicação e posicionamento; emergência, salvamento e resgate; controle de acesso e vigilância; perícia criminal e forense; veículos; entre outras.

Seminários

Com o objetivo de apontar as oportunidades e propor o debate sobre o futuro em gestão da segurança pública e corporativa, a LAAD Defence & Security realiza o VIII Seminário de Segurança com a presença de lideranças e especialistas nestes segmentos.