SSPDS desenvolve plano operacional para confronto entre Fortaleza e ABC na Arena Castelão

29 de março de 2019 - 17:40 # # # # #

O time do Fortaleza entra em campo, neste sábado (30), às 16 horas, para enfrentar o ABC de Natal (RN), pela última rodada da fase classificatória da Copa do Nordeste. Para o confronto, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desenvolveu o plano estratégico que será realizado dentro e nas proximidades da Arena Castelão, além dos terminais de ônibus.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) designou 316 agentes de segurança para atuarem no evento. Desse número, serão 212 atuando na área, a partir das escadarias do estádio, enquanto os demais, 104 PMs, serão distribuídos na parte externa do equipamento esportivo. Entre as composições empregadas estão as dos batalhões especializados, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), policias militares do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE).

Além da PMCE, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) também atuará no evento esportivo. Foram escalados um delegado, dois escrivães e cinco inspetores. O 16º Distrito Policial (DP) – que fica na Avenida Alberto Craveiro, 1670 – funcionará em regime de plantão. Os policiais também estarão em serviço no posto avançado, que fica dentro do estádio.

Pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), serão mobilizados 22 profissionais. O reforço contará com uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) e uma ambulância de resgate. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) – realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos ou ações delituosas.