Polícia Civil promove palestra beneficente para universitários sobre trabalho do DHPP

29 de março de 2019 - 17:35 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), promoveu, na noite dessa quinta-feira (28), duas palestras no auditório do DHPP, em Fortaleza. Cerca de 80 pessoas acompanharam as palestras do diretor do Departamento, Leonardo Barreto, sobre o funcionamento da unidade especializada em investigar crimes contra a vida e proteção à pessoa, e do major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Edir Paixão, com o tema “Crise Suicida: prevenção e intervenção”. A palestra beneficente arrecadou 50 quilos de leite e diversos brinquedos que serão destinados a crianças em tratamento contra o câncer.

A noite de conhecimento foi iniciada com a fala do delegado Leonardo Barreto, atual diretor do DHPP. O policial civil apresentou a estrutura organizacional do Departamento e suas principais atividades. Hoje, o DHPP é dividido em 12 delegacias, sendo uma responsável por para cada Área Integrada de Segurança (AIS) de Fortaleza – no total de 10 –, uma unidade especializada em investigar crimes dolosos contra a vida e latrocínio praticados em desfavor de agentes de segurança pública do Estado e uma com foco em casos de pessoas desaparecidas. Em dois anos, o Departamento, que era chamado de Divisão e pertencia ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil, ganhou sete novas delegacias e teve seu efetivo elevado graças à convocação de novos policiais nos anos de 2016, 2017 e 2018. A partir do incremento humano, o DHPP passou a direcionar suas ações baseadas num trabalho conjunto entre inteligência e operacionalidade policial.

A segunda palestra foi conduzida pelo major Edir Paixão, que é mestre em saúde pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídios e Prevenção (Gepesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O bombeiro militar, que atualmente exerce a função de subcomandante da 2º Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, apresentou diversas técnicas de prevenção do suicídio, que mesclam diversos campos de conhecimento que estudam o tema, como a psicologia e a sociologia.

Ao final da noite, os alunos de diversas universidades e convidados receberam uma declaração de participação no evento. No total, 50 quilos de leite e mais de 150 brinquedos variados foram arrecadados e serão doados para uma instituição, a ser definida, que cuida de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. “Agradecemos imensamente a todos que estiveram conosco, até tarde da noite, e lotaram o auditório do DHPP em duas missões importantíssimas: ajudar a quem mais precisa e buscar novos conhecimentos que possam influenciar positivamente a realidade que nos cerca. Missão cumprida!”, agradeceu o delegado Leonardo Barreto.