SSPDS divulga plano de segurança para o segundo Clássico-Rei do ano

15 de março de 2019 - 18:44 # # # # #

A Arena Castelão recebe, no próximo domingo (17), o segundo Clássico-Rei de 2019, entre Ceará e Fortaleza. A exemplo do que aconteceu há uma semana, quando tricolores e alvinegros se encontraram pela primeira vez na temporada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) apresentou o plano de segurança que será realizado na Arena Castelão, nos arredores da praça esportiva e nos terminais de ônibus da cidade.

No total, 571 policiais militares farão parte do reforço policial para o jogo. Do total, 235 PMs estarão na área interna e os demais na parte de fora do estádio. Entre as composições empregadas estão as dos batalhões especializados, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).

Atuarão, durante o evento, além da PMCE, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além de outras forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Pela Polícia Civil, trabalharão dois delegados, quatro escrivães e nove inspetores. O 16º Distrito Policial (DP) – que fica na Avenida Alberto Craveiro, 1670 – funcionará em regime de plantão. Os policiais também estarão em serviço no posto avançado, que fica dentro do estádio.

Bombeiros militares também estarão de serviço no local, com 40 profissionais escalados para atuarem no clássico. O reforço contará com uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma ambulância de resgate e uma viatura de salvamento. As viaturas do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) atuarão coibindo poluição sonora no estacionamento interno e nas proximidades da Arena Castelão. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) irá realizar sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos ou ações delituosas.