Forças de Segurança prendem segundo suspeito de envolvimento em latrocínio na cidade de Massapê

15 de março de 2019 - 18:40 # # # # #

As Polícias Civil e Militar do Ceará prenderam, na última terça-feira (12), mais um suspeito de integrar um grupo criminoso que roubou uma fazenda e matou uma mulher identificada como Maria Zelândia Henrique Lira (40), crime esse registrado na madrugada do dia 7 de março, último, na zona rural de Massapê, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). Na ocasião, o marido da vítima fatal também foi baleado. João Carlos Dias Marques (23) foi o segundo detido por participação na ação criminosa.

Investigações ininterruptas realizadas pela Delegacia Municipal de Massapê, com o apoio do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Sobral, chegou-se à localização de João Carlos Dias Marques, que possuía antecedentes criminais por roubo e associação criminosa. O mandado de prisão foi cumprido em desfavor do suspeito, que foi detido em uma casa situada em Sobral, também na AIS 14. Ele foi levado para a unidade da PCCE de Massapê, onde foram realizados os procedimentos cabíveis ao fato e, em seguida, foi colocado à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) trabalha agora para identificar e capturar outros partícipes da ação criminosa. A PCCE ressalta que a população pode ajudar no trabalho policial repassando informações que levem às prisões dos suspeitos. As denúncias podem ser enviadas para o número 181, do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o número (88) 3643-1026, da Delegacia Municipal de Massapê, ou ainda para o WhatsApp da unidade, pelo número (88) 99473.5212. O sigilo e anonimato são garantidos.

Prisão anterior

Um dia após o crime, equipes das Polícias Civil e Militar prenderam David Douglas Vasconcelos dos Santos (19). A captura aconteceu em Sobral, em resultado de um trabalho ininterrupto de profissionais das equipes da Delegacia Municipal de Massapê, do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Sobral e composições do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). David Douglas, também conhecido por “Douglinhas”, estava em regime semiaberto em decorrência de um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, praticado quando este era menor de idade. Na ocasião, os policiais apreenderam uma motocicleta que foi utilizada pelo grupo criminoso.

O crime

Segundo investigação, um grupo criminoso invadiu uma propriedade particular, na zona rural de Massapê, na madrugada dessa quinta-feira (7). Os criminosos roubaram celulares, roupas e uma quantia em dinheiro de uma casa e seguiram para uma segunda residência. Lá, os criminosos atiraram em Maria Zelândia Henrique Lira (40), que teve óbito no local, e balearam o caseiro. O ferido foi socorrido e levado, em estado grave, ao hospital.