DCTD prende mais um suspeito de comercializar esteroides anabolizantes na Capital

15 de março de 2019 - 18:26 # # # #

Um trabalho de investigação desenvolvido pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) identificou e prendeu mais um suspeito de comercializar esteroides anabolizantes, na Capital. A Divisão evitou que a entrega dos medicamentos proibidos chegassem a seu destino. O suspeito foi preso em flagrante quando se preparava para receber a encomenda, em sua propriedade no bairro Canindezinho, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), nessa quinta-feira (14). Outros frascos de produtos similares foram apreendidas com o alvo. Essa é a segunda prisão em flagrante com apreensão de anabolizantes feita pela DCTD somente esta semana.

Conforme as investigações, Francisco Ronaldo Ferreira Dutra (32), que não possuía antecedentes criminais, foi preso em flagrante pelos agentes da DCTD e revelou aos policiais que os produtos eram destinados para consumo próprio. Ele confessou ainda que chegou a repassar os medicamentos para algumas pessoas. Entre os produtos encontrados na casa do suspeito, encontrava-se um medicamento inibidor de apetite, cuja venda é permitida mediante apresentação de receita médica, documento não foi apresentado aos policiais pelo investigado.

Foram apreendidos 91 frascos, 30 ampolas e duas caixas com vários substâncias classificadas como esteroides anabolizantes e com venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. Outras 101 caixas vazias dos produtos semelhantes aos apreendidos com o suspeito foram recolhidas do imóvel. Para o diretor adjunto da DCTD, delegado Marciliano Ribeiro, as caixas vazias evidenciam a grande quantidade de produtos adquiridos de forma ilícita pelo suspeito.

Ronaldo foi autuado em flagrante no artigo 273 do Código Penal, pela distribuição ou entrega de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, sem registro de órgão de vigilância sanitária, cuja pena varia de dez a 15 anos de reclusão. Além disso, o suspeito vai responder pela posse de medicamento sem autorização, com base na Lei de Drogas. A DCTD segue investigando o envolvimento do suspeito na atividade ilícita no intuito de descobrir a procedência dos produtos e da participação de outras pessoas.

Primeira prisão

Na última segunda-feira (11), João Vitor Souza de Araújo (19), que também não possuía antecedentes criminais, foi preso pelo mesmo “modus operandi”, sendo interceptado pelos agentes da DCTD quando iria receber uma encomenda, na casa dele, no bairro Mondubim (AIS 2). Dentro do imóvel do suspeito, os policiais civis apreenderam 95 ampolas, 40 frascos, 12 cartelas de comprimidos de esteroides anabolizantes e uma caixa de uma substância que substitui a testosterona. Ainda na casa do suspeito, foram encontradas 108 caixas vazias de vários medicamentos considerados esteroides anabolizantes.

Denúncias

A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas e a distribuição de medicamentos de venda proibida no Brasil. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da DCTD, ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬