Operação Piranji II: SSPDS e MPCE deflagram operação e cumprem 79 mandados contra membros de organização criminosa

14 de março de 2019 - 17:44 # # # #

Uma ação, desencadeada no início da manhã desta quinta-feira (14), realizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), resultou nos cumprimentos de 36 mandados de prisão preventiva e 43 de busca e apreensão. A ação foi denominada Operação Piranji II e ocorreu em Fortaleza e Região Metropolitana e no Estado do Rio Grande do Norte.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Fortaleza, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Maracanaú, no Ceará, e no município de Baraúna, no Estado do Rio Grande do Norte; bem como no sistema prisional. Entre os alvos da operação, está a residência e escritório de uma advogada suspeita de estar ligada a uma organização criminosa, em Fortaleza. Os nomes dos investigados não podem ser divulgados pelo fato de a investigação ainda estar em sigilo.

Os mandados judiciais foram deferidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas e cumpridos com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Coordenadorias de Planejamento Operacional (Copol) e de Inteligência da SSPDS. A Operação também contou com o apoio do Gaeco do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, que cumpriu as buscas e prisões em Baraúna (RN). A ação é decorrente de investigações iniciadas a partir de informações do comando da 3ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar do Ceará à 2ª Promotoria de Justiça de Cascavel, sobre o cometimento de crimes de homicídios em decorrência do tráfico de drogas praticado em municípios do litoral leste do Estado, por um grupo criminoso com características de organização criminosa.

Operação Anterior

A primeira fase da operação ocorreu em novembro do ano passado. Na ocasião, foram cumpridos 44 mandados – sendo 22 de busca e apreensão e 22 de prisão – contra membros de uma organização criminosa com atuação na Região Metropolitana de Fortaleza e Litoral Leste do Estado. Os acusados foram presos nos municípios de Fortaleza, Cascavel, Fortim, Beberibe, Horizonte e Itaitinga. No decorrer da investigação, foram apreendidos mais de 12 quilos de cocaína, 338 quilos de maconha, cinco quilos de “crack” e mais de R$ 50 mil em espécie, além da prisão de mais de 60 envolvidos com o tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de armas