Polícia Civil elucida latrocínio que vitimou universitário em Fortaleza

27 de fevereiro de 2019 - 18:40 # # # # #

Investigações realizadas por policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) resultaram na elucidação de um latrocínio, ocorrido em dezembro de 2018, no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4). A vítima foi identificada por João Pedro Guedes, um estudante universitário de 25 anos. O trabalho policial chegou à identificação de quatro envolvidos no roubo seguido de morte, sendo um deles adulto, e outros três, adolescentes.

Logo após iniciarem as diligências acerca da morte do estudante de nutrição, nas proximidades de uma instituição de ensino, equipes da Polícia Civil chegaram aos dois menores de 15 e 16 anos. Eles foram levados à DCA, onde foi registrado um ato infracional pelo crime de latrocínio. O suspeito de 16 anos já responde a três atos infracionais por tráfico de drogas e um porte ilegal de arma de fogo. Já o menor de 15 anos possui duas passagens pela Polícia por tráfico de drogas e receptação.

Dando continuidade às investigações, os agentes de segurança chegaram aos outros dois envolvidos no crime, sendo mais um menor de 17 anos, que já responde a seis atos infracionais por três roubos e três receptações; e um adulto, identificado como Francisco Adriano Rocha Feitosa (20) – com antecedentes criminais por roubo. Este último foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, dois dias após o latrocínio contra o estudante. Em depoimento, Adriano confirmou aos policiais sua participação no roubo seguido de morte.

“O caso está fechado. O latrocínio foi praticado pelos quatro. Francisco Adriano e o adolescente de 17 anos permaneceram no carro, enquanto os outros dois menores desceram para abordar a vítima. O menor de 15 anos estava com um simulacro e o outro, de 16, portava um revólver calibre 38”, destaca a delegada Nathália Figueiredo, da DCA. “O adolescente atirou contra um dos seguranças da faculdade e atingiu o estudante”, completou.

O caso

João Pedro Guedes era universitário e chegava à faculdade em seu carro, quando quatro indivíduos se aproximaram em um automóvel, de cor branca. Dois deles desceram e anunciaram o assalto. Um dos seguranças da instituição percebeu a ação dos criminosos e tentou intervir. Ele efetuou um disparo para o alto, momento em que um dos infratores atirou em sua direção. O tiro atingiu o estudante, que veio a óbito no local.

Exames realizados pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), na arma do vigilante, atestaram que os disparos que atingiram o universitário não partiram da arma do profissional.