Conjunto habitacional em Horizonte é alvo de operação policial coordenada pela SSPDS

7 de fevereiro de 2019 - 17:04 # # # # # # #

Em continuidade às investigações policiais focadas em grupos criminosos atuantes na cidade de Horizonte – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desencadeou uma operação, na madrugada desta quinta-feira (7), em um conjunto habitacional do município. Desde o início das apurações, sete suspeitos já foram capturados. Entre os envolvidos está um agente penitenciário, que foi preso em flagrante durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão coletivo.

Na ofensiva de hoje, foram empregados profissionais de segurança das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Força Nacional e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS. O ponto alvo foi o Conjunto Habitacional José Lino da Silveira, conhecido popularmente como “Carandiru”.

Paulo Rodrigues da Silva (39),agente penitenciário lotado na Cadeia Pública de Pacajus, foi preso em flagrante por tráfico de drogas, peculato e posse de munições de arma de fogo. Com o suspeito, que é investigado por envolvimento em práticas ilícitas na região, foi encontrada uma pistola calibre 380. O procedimento foi levado para a Delegacia de Assuntos Internos (DAI) da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

Também em flagrante foi preso o suspeito identificado por José Denilson da Silva Freitas de Brito (27) – sem antecedentes criminais. Em sua residência foram encontrados 15 papelotes de cocaína e pedras de crack. O material foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana de Horizonte, onde foi realizado um inquérito policial por tráfico de drogas. Foram realizados, ainda, dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.

Ações contínuas

Durante as investigações preliminares em torno dos crimes cometidos pelos suspeitos na região, as forças de segurança já haviam capturado cinco indivíduos, pertencentes à mesma organização criminosa, em menos de dez dias. Na última terça-feira (5), a Polícia Civil apreendeu um adolescente de 17 anos pelo ato análogo ao tráfico de drogas. Contra ele já havia dois atos infracionais pelo mesmo delito e também por tentativa de roubo.

No dia anterior, na segunda-feira (4), o suspeito identificado por AntônioErmilson dos Santos Pereira (18) – vulgo “3D”, também foi capturado em Horizonte. O suspeito, que já possui antecedente criminal por tráfico de drogas, foi autuado em flagrante por roubo e receptação.

Já no dia 30 de janeiro, um terceiro suspeito, sendo um menor de 17 anos, também foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. No dia 29, a Polícia apreendeu outro adolescente de 17 anos, também investigado pelos crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas e tortura. Por último, no dia 26 de janeiro, William Rodrigues da Silva (20), que já responde criminalmente por porte ilegal de arma de fogo, foi preso também por tentativa de roubo.

De acordo com os levantamentos feitos pela Polícia Civil, os suspeitos planejavam, inclusive, ações criminosas contra prédios públicos e privados na Comarca de Horizonte. A Delegacia Metropolitana de Horizonte agora dará continuidade às investigações visando identificar os envolvimentos dos criminosos em outros delitos.