Mais de mil profissionais de segurança vão atuar nas festas de Réveillon na Capital e RMF

28 de dezembro de 2018 - 18:34 # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vai empregar mais de mil profissionais de segurança pública para atuar no policiamento das festividades de Réveillon programadas para acontecer em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ao todo, 1.034 agentes de segurança estarão envolvidos, principalmente, em ações ostensivas voltadas para a prevenção de práticas criminosas e de salvamento de banhistas. Além das festas no Aterro da Praia de Iracema, em estabelecimentos na orla marítima de Fortaleza e em municípios da RMF, haverá reforço também nos terminais de ônibus de Fortaleza para garantir o deslocamento da população até os locais de festa em segurança.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) vai empregar 925 policiais para atuar ao longo da orla de Fortaleza próximo à festa de Réveillon no Aterro da Praia de Iracema. O policiamento será dividido em seis áreas estratégicas que irão compreender toda a extensão da Praia Formosa, Praia de Iracema, Praia do Meireles e Praia do Mucuripe. O início das operações da PM se dará com o acompanhamento da chegada de grupos que se preparam para acampar na faixa de areia à espera das atrações da festa, especialmente no Aterro da Praia de Iracema. A área, inclusive, contará com torres de observação dentro do espaço da festa para auxiliar na segurança do evento. Além de policiamento a pé, os agentes também estarão em viaturas, motocicletas e montados em cavalos. Atrás do palco principal, será montada uma base móvel das forças de segurança para a realização de Boletins de Ocorrência (BO) e também para recebimento de objetos e documentos perdidos.

A novidade no policiamento deste ano será o monitoramento do público por meio de drones, que farão sobrevoos na extensão do evento. As imagens geradas pelos equipamentos serão transmitidas em tempo real para os profissionais envolvidos na vigilância do evento e que farão o registro das ocorrências. Uma estação destinada para operacionalizar os drones será montada no local e contará com a supervisão de policiais militares e guardas municipais acompanhando as imagens por meio de monitores e controlando os dispositivos.

Do alto, a vigilância ficará será feita pelas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer), que irão auxiliar os trabalhos policiais sobrevoando a região das festas de Réveillon em Fortaleza e RMF. As aeronaves estarão de prontidão para fazer patrulhamentos e, caso necessário, também prestarão serviços de transporte aeromédico, partindo de Fortaleza e Juazeiro do Norte. Somente na Capital, serão mobilizados 20 profissionais. Além da Capital e RMF, haverá aeronaves disponíveis nas bases da Ciopaer em Quixadá, Juazeiro do Norte e Sobral. Nesta última, o patrulhamento vai contemplar o município de Jijoca de Jericoacoara devido às festas que estão programadas para acontecer na Vila de Jericoacoara.

Polícia Civil

Os profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) irão reforçar os atendimentos nas unidades plantonistas distritais e especializadas, além disso, haverá agentes para realizar operações de policiamento investigativo nas vias próximas ao evento. O registro das ocorrências serão direcionadas preferencialmente para o 34º Distrito Policial (Centro), enquanto o 2º DP (Aldeota) servirá de apoio nos atendimentos referentes ao evento. As delegacias especializadas da Criança e do Adolescente (DCA), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) vão funcionar em regime de plantão durante todo o período.

Ao todo, 47 profissionais da PCCE e nove viaturas estarão envolvidas na operação. As demais unidades plantonistas da Capital e Região Metropolitana permanecem com os atendimentos normalmente: 7º (Pirambu), 9º (Vicente Pinzón), 10º (Antônio Bezerra), 11º (Pan-Americano), 13º (Parque Manibura), 30º (Messejana), 32º (Bom Jardim) e as metropolitanas de Caucaia, Eusébio, Horizonte e Maracanaú.

Corpo de Bombeiros

A orla de Fortaleza será resguardada por militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os agentes atuarão no resgate de vítimas, combate a sinistros e prevenção e salvamento aquático. Além disso, serão realizadas medidas preventivas na fiscalização de queima de fogos na região litorânea da cidade, evitando acidentes com materiais inflamáveis.

No Aterro da Praia de Iracema, os bombeiros também prestarão atendimento de emergência pré-hospitalar para a população que for conferir a festa na praia. Ao todo, o efetivo irá atuar com 34 bombeiros durante a operação de Réveillon na Praia de Iracema. Serão empregados veículos como os caminhões Auto Bomba Tanque (especializado no combate a incêndios), as viaturas de Resgate e de Salvamento.

Pefoce

O plantão dos profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contará com oito servidores, para realizar os procedimentos em locais de crime e de acidentes de trânsito.