Governo do Estado reforça policiamento em Jericoacoara com instalação de delegacia móvel

28 de dezembro de 2018 - 18:35 # # # #

Pensando na agilidade dos serviços, na garantia de mais segurança e no aumento do fluxo de turistas que escolhem a Vila de Jericoacoara para celebrar o novo ano, o Governo do Ceará instalou uma Delegacia Móvel da Polícia Civil para prestar diversos atendimentos ao público durante o período festivo. A unidade está instalada na Rua do Forró, próximo à agência dos Correios, e vai funcionar em regime de plantão 24 horas. A base móvel permanece no local até o dia 18 de janeiro de 2019. Até o dia 2 de janeiro de 2019, a unidade fará procedimentos de flagrantes de delitos. No restante do período, a delegacia móvel realizará os registros de Boletim de Ocorrência.

De acordo com o delegado Marcos Aurélio França, diretor do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI Norte), a estrutura montada em dois contêineres é contemplada com sala de atendimento ao público para registro de ocorrência, além de alojamento para os policiais escalados para o serviço no local. A medida tem como principal objetivo otimizar o trabalho da polícia judiciária na região. Com a instalação funcionando na vila, as equipes de policiais militares que realizam patrulhamento ostensivo na área, ao se depararem com uma situação de flagrante, não precisarão se deslocar para o município de Jijoca de Jericoacoara a fim de realizar o procedimento policial. Com isso, o número de policiais na área se mantém elevado garantindo a segurança dos frequentadores.

“A equipe composta por delegados, escrivães e inspetores que está trabalhando na delegacia móvel é preparada tanto para o atendimento ao público – com o atendimento em vários idiomas –, a lavratura de boletins de ocorrência e flagrantes, quanto para desenvolver investigações, caso necessário”, explicou o delegado Marcos Aurélio.

Reforço ostensivo

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) também reforçou o policiamento na área. Atuam na região equipes dos Batalhões de Policiamento Turístico (BPTur), Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), além de equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE). O reforço teve início no último dia 10 e segue até o próximo dia 18, quando o fluxo de turistas tende a diminuir. A área também conta com policiais em patrulhamento a pé na praça principal e no estacionamento público na entrada da Vila de Jericoacoara, além de policiais no Aeroporto Regional de Jericoacoara e nas rodovias estaduais que dão acesso à vila.

Conforme o tenente-coronel Clairton Alves de Abreu, comandante do BPTur, os policiais que estão a serviço na região estão aptos a realizar patrulhamentos, além de atendimento às pessoas que se encontram na área. “O Estado do Ceará se consolidou como um dos maiores destinos turísticos do País. A vila de Jericoacoara está cheia de turistas. Os nossos policiais estão distribuindo folders contendo dicas de segurança em três idiomas, telefones úteis dos órgãos de segurança, além de telefones de emergência e informações em geral. Estamos prontos para atender a todos na região garantindo segurança e tranquilidade”, afirmou o comandante.

O reforço no policiamento também contará com patrulhamento aéreo de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Da base de Sobral, sairá o helicóptero que fará sobrevoos no município de Jijoca de Jericoacoara devido às festas que estão programadas para acontecer na Vila de Jericoacoara.