Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Nordeste é implementado no Ceará

7 de dezembro de 2018 - 20:27 # # # #

O governador Camilo Santana, acompanhado do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, inaugurou, nesta sexta-feira (7), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Nordeste.

O novo Centro Integrado vai funcionar no Palácio Iracema (Centro Administrativo Bárbara de Alencar), no bairro Edson Queiroz e é uma importante ferramenta para dar respostas concretas de segurança e proteção a todos os nordestinos, como destacou o governador Camilo Santana.

Áudio: Governador Camilo Santana

A solenidade contou com as presenças dos governadores do Maranhão e do Piauí, Flávio Dino e Wellington Dias; do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo Filho, além de secretários de segurança dos estados do Nordeste e outras autoridades.

O objetivo da política é reunir agentes de Inteligência de todos os estados do Nordeste no combate ao crime organizado e facilitar a troca de informações estratégicas e sensíveis na área da segurança pública, segundo o ministro Raul Julgmann.

Áudio: Ministro Raul Julgmann

O Governo do Ceará se responsabiliza pela estrutura do equipamento, enquanto que o Ministério da Segurança Pública, via Secretaria Nacional de Segurança Pública, paga o custeio de pessoal e soluções de tecnologia.

Serão dezenas de bases de dados – em constante atualização e aprimoramento – à disposição dos profissionais para a realização de investigações que desencadearão as operações policiais. Um exemplo de capacitação dos profissionais que trabalharão no Centro é o curso iniciado na última quarta-feira (6) ministrado pelo FBI: “Executive Reporting Techniques and Strategies” (Curso de Técnicas e Estratégias de Relato Executivo), envolvendo cerca de 70 agentes de segurança pública em Fortaleza.

O governador Camilo Santana destacou que o Estado do Ceará ofereceu as condições para o funcionamento do Centro Integrado de Segurança.

Áudio: Governado Camilo Santana

O CIISPR Nordeste é resultado de demanda encaminhada pelo Governo do Ceará, durante reunião dos governadores dos estados nordestinos ocorrida em março deste ano, em Teresina, Piauí.

Na ocasião, o governador Camilo Santana sugeriu a criação do Centro no Nordeste e ofereceu o Estado para recebê-lo, devido ao ambiente de integração das instituições federais e estaduais que favoreceu o desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança pública para apoiar as ações policiais não só no Ceará como no País, com destaque para a implantação do Laboratório Integrado de Segurança Pública (Lisp) no Ceará, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Todos os estados que participaram do encontro foram unânimes em concordar com a capacidade do Ceará em receber a unidade de Inteligência.

Para o secretário André Costa pode contribuir com o novo Centro, além do custeio do equipamento em parceria com o Governo Federal, com a expertise do investimento em tecnologia para aperfeiçoar a inteligência e a segurança pública.

Áudio: Secretário André Costa

Pelo Ceará, o efetivo será composto pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Departamento de Inteligência Policial (DIP/PCCE), Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP/PMCE), Assessoria de Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (Assint/BM), Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Justiça e Cidadania (Coint/Sejus) e outros setores de inteligência ligados a órgãos estaduais, como a Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD).

Rede de Inteligência em Segurança Pública

A rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública foi concebida para unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões. Entre os objetivos estão a integração dos agentes de segurança pública para produção de conhecimentos estratégicos e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISPR-NE) é a segunda das cinco unidades regionais que serão implantadas no país e integradas a um centro nacional, em Brasília (DF), para o combate ao crime organizado. A do Sul, sediada no Paraná, foi lançada na última quarta-feira (5), contudo, ainda não opera.

Novas unidades prisionais

Durante a solenidade, o governador Camilo Santana assinou também um protocolo de compromisso para a construção de duas novas unidades prisionais no Estado com modelo de projeto padrão do Departamento Penitenciário Nacional.