Seminário sobre violência contra a mulher encerra os cursos de ascensão profissional da PC e Pefoce

30 de novembro de 2018 - 18:06 # # # #

Assessoria de comunicação da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp)

Nesta sexta-feira (30), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou o seminário de encerramento dos cursos de ascensão profissional da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A temática debatida na reta final da capacitação foi ‘Violência contra a Mulher’ e contou com um ciclo de palestras ministrado pela Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Ceará, Camila Silveira; pela Titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, delegada Danielle Silva Mendonça de Paula; pela Supervisora do Núcleo de Atenção Especial à Mulher, Criança e Adolescente da Perícia Forense do Estado do Ceará (Namca), Ana Leopoldina Nogueira Rocha; e pelo Assessor de Gabinete do Chefe da Casa Militar do Governo, tenente-coronel da Polícia Militar Luiz Eduardo de Paula Ponte.

De acordo com a Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Ceará, Camila Silveira debater a temática junto aos profissionais da segurança pública é fundamental. “A violência doméstica assola grande parte da população cearense, por isso, é fundamental que se discuta esse tema, como também os outros níveis de violência – assédio sexual e o institucional. Quando todos estão dormindo – os juízes, defensores e promotores – é para o número 190 que essa mulher que sofre esse tipo de violência liga pedindo ajuda, e o agente de segurança pública é o primeiro a chegar, por isso a importância de saber como deve agir e lidar com essa situação”, detalhou a coordenadora.

O curso, que teve por finalidade atualizar e ampliar os conhecimentos técnico-operacionais de seus participantes para a ascensão profissional, aconteceu na modalidade semipresencial, contemplou uma carga horária de 138 horas/ aulas e inclui aulas de legislação da controladoria geral de disciplina dos órgãos de segurança pública e sistema penitenciário; estatística e análise criminal; direitos humanos e cidadania; fundamentos da cadeia de custódia; violência contra a mulher; entre outras disciplinas especificas pertinente a cada instituição.

Para o secretário executivo da Aesp, Nartan da Costa Andrade, a conclusão dessa habilitação vem valorizar o profissional. “É uma grande satisfação para nós presenciarmos esse momento tão esperado, por muitos de vocês que já aguardavam há muito tempo por esse curso. O que nos faz ainda mais feliz é que a gente está dando oportunidade dos senhores galgarem um posto superior tão almejado por todos”, declarou Nartan em seu discurso.

Ao todo, 75 profissionais finalizaram esta capacitação incluindo inspetores, escrivães e auxiliares de perícia.