Delegacia do Meio Ambiente desativa fábrica clandestina de fundição de chumbo para pesca ilegal

28 de novembro de 2018 - 17:12 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) divulgou, nesta quarta-feira (28), os detalhes da ação que resultou na desativação de uma fábrica clandestina de fundição de chumbo para pesca ilegal, em Fortaleza. A ostensiva foi deflagrada pela recém-criada Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), nessa terça-feira (27). Além de 32 kg de chumbo, os policiais civis apreenderam pássaros silvestres, diversos rabos de animais não identificados e outros materiais utilizados na fabricação ilegal de isca de peixe. A ação ocorreu no bairro Cambeba, Área Integrada de Segurança 07 (AIS 7), em Fortaleza.

Uma equipe da DPMA foi acionada para verificar informações sobre uma casa, tipo duplex, que funcionaria, na parte superior, como fundição clandestina de chumbo para confecção de iscas de pesca. Chegando ao local, os policiais verificaram a procedência da denúncia. Um homem, que estava na residência e foi identificado como dono do material, fabricava as iscas de pesca utilizando chumbo de origem duvidosa, comprado em sucatas. O material era derretido em um fogão de cozinha, sem nenhuma precaução. Na casa, a equipe localizou 32 kg de chumbo e diversos apetrechos para fundição do metal tóxico, além de 24 rabos de animais, ainda não identificados. O suspeito foi autuado em flagrante pela guarda, processamento e armazenamento de chumbo em desacordo com norma regulamentar, sendo liberado após pagar fiança.

Seguindo com diligências nas adjacências, os policiais verificaram, em outras duas casas, a criação em cativeiro de quatro pássaros silvestres. Dois homens foram identificados como donos dos pássaros. Foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo cativeiro dos pássaros. Os dois responsáveis assinaram termo de comparecimento e foram liberados. A Polícia Civil segue com outras diligências para apurar se há fabricação clandestina de material para pesca ilegal em outros locais, bem como, para descobrir a quais espécies pertencem os rabos apreendidos no local. Dos quatro pássaros silvestres, três serão soltos após atesto de viabilidade e um será encaminhado para alguma unidade de proteção. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi acionada para realizar levantamentos no material apreendido.

Serviço:

A Polícia Civil ressalta que a população pode denunciar casos de maus-tratos a animais na unidade especializada, localizada no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Fortaleza, ou pelos telefones (85) 3247-2630 ou 3247-2637.