PCCE e PMCE prendem mais dois suspeitos envolvidos em homicídios ocorridos no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca

16 de agosto de 2018 - 10:21 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) divulgaram em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (13), a prisão de mais dois suspeitos de participarem dos homicídios de quatro adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, em Fortaleza. O crime foi cometido na madrugada do dia 13 de novembro no bairro Sapiranga – Área Integrada de Segurança 07 (AIS 07). Com essas duas últimas prisões, sobre para dez o número de capturados pelos crimes, sendo nove maiores e um menor.

Policiais da Força Tática do 19º Batalhão da Polícia Militar realizavam patrulhamento no bairro Cidade dos Funcionários, no último dia 08, quando encontraram um suspeito de vender drogas na região. O homem foi identificado como Paulo Henrique Monteiro de Lima (27), com passagens pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo, roubo, homicídio e tráfico de drogas. Ele foi identificado um dos envolvidos no caso do Centro de Semiliberdade e guardião do armamento usado no crime.

Outro recém capturado foi identificado como Rafael Rocha de Sousa (25), que já respondia por porte ilegal de arma de fogo, homicídio e tráfico de drogas. Ele foi preso em flagrante, no dia 07 de agosto, quando estava vendendo drogas no bairro Sapiranga. Na ocasião, também foi dado cumprimento a um mandado de prisão. Durante as diligências feitas pela equipe do DHPP, foram apreendidas com ele: drogas, uma quantidade de dinheiro e uma balança de precisão. Tudo encaminhado foi para o Departamento.

As vítimas foram mortas nas proximidades da unidade, onde estavam internadas em sistema de semiliberdade. As buscas e apurações pela área levaram os agentes de segurança ao paradeiro dos primeiros suspeitos ainda no bairro. “A Polícia Civil se empenhou, o delegado geral acompanhou de perto todas as diligências e nós conseguimos efetuar a prisão em flagrante delito pelos crimes de participação em organização criminosa, homicídio duplamente qualificado, receptação, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas”, detalha o delegado Leonardo Barreto, diretor da DHPP. As investigações continuam em curso e o inquérito permanece em andamento. Diligências ainda estão sendo feitas, pois um suspeito encontra-se foragido.

O crime

Quatro adolescentes internos no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, na Sapiranga, foram retirados do local, por um grupo de homens armados, na madrugada do dia 13 de novembro de 2017, e executados nas proximidades da unidade. Equipes do DHPP e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizaram os primeiros levantamentos no local.

Apreensão

Um revólver, munições, celulares, quantidades de cocaína e maconha e uma máscara, com as mesmas características descritas pelas pessoas que estavam na unidade de semiliberdade no momento do delito.

Presos

Elenilson Germano Bevilaqua (21), responde por posse e porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, roubo e homicídio. A prisão aconteceu no dia 13 de novembro de 2017.

Tiago Aguiar de Souza (20), responde por homicídio e porte ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu no dia 13 de novembro de 2017.

Carlos Henrique da Silva Ferreira (19), responde por organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio. A prisão aconteceu no dia 14 de novembro de 2017.

Francisco Ederson Sampaio Uchoa (28), responde por roubo, receptação, posse e porte ilegal de arma de fogo. A prisão aconteceu no dia 23 de novembro de 2017.

Antônio Wallyson Felipe dos Santos (23), responde por furto, homicídio, porte ilegal de arma de fogo e roubo. A prisão aconteceu no dia 26 de dezembro de 2017.

Edgar de Abreu Braga (24), responde por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídio. A prisão ocorreu no dia 12 de janeiro de 2018.

Israel da Silva Andrade (21), responde por roubo, posse e porte ilegal de arma de fogo. A prisão aconteceu no dia 20 de maio de 2018.

Rafael Rocha de Sousa (25), responde por porte ilegal de arma de fogo, homicídio e tráfico de drogas. A prisão aconteceu no dia 07 de agosto de 2018.

Paulo Henrique Monteiro de Lima (27), responde por porte ilegal de arma de fogo, roubo, homicídio e tráfico de drogas. A prisão aconteceu no dia 08 de agosto de 2018.

Denúncia

A Polícia Civil do Estado Ceara reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar a localizar os autores do crime. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou para o número (85) 99111-7498, que é o Whatsapp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo é garantido.