PCCE realiza evento referente à semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas

29 de junho de 2018 - 09:26 # # # #

Na manhã dessa quinta-feira (28), foi realizado na Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o 11ª evento referente à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), última terça-feira (26).

A PCCE vem atuando de forma inovadora no sentido de enfatizar a prevenção ao combate as drogas, assim, com a mesma intensidade que dá a repressão, através da investigação policial – escopo da Polícia Judiciária cearense.

O tema central abordado para o evento este ano é a família, como núcleo social primário, onde são criados valores e vínculos que sedimentam o desenvolvimento integral do ser humano. Portanto, a família se torna um fator de proteção quanto ao acolhimento do drogadito, inclusive no combate ao consumo de drogas ilícitas, que levam à adicção.

A 11ª edição contou com a participação do delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Everardo Lima; do representante da Polícia Militar do Ceará (PMCE), major Carlos; da diretora do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Rena Gomes; da diretora do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (DAMPS), Sônia Amaral e do Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Ceará (ADEPOL), Milton Castelo.

“Possuímos um equipamento de amplo atendimento que é o DAMPS e é necessário falarmos de um assunto tão problemático para a sociedade. É de extrema importância eventos como este, onde vamos explanar nossos trabalhos de atuação, além de divulgar nosso serviço interno como apoio para todos os policiais e colaboradores que estejam passando por algum problema de saúde.” destacou o delegado Geral.

O Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (DAMPS), o Departamento de Polícia Especializada (DPE), através da Divisão de Proteção ao Estudante (DIPRE) e da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), promoveram juntos palestras e um movimento de sensibilização sobre o uso indevido de drogas ilícitas, cujos novos tipos e forma de uso são ampliadas dia após dia. Em uma atuação integrada e sistêmica, essas especializadas expuseram seus respectivos trabalhos, abordando a sensibilização sobre o uso indevido de drogas, o consumo abusivo dos entorpecentes, além de uma maior reflexão sobre o tema.

Saiba mais

Foi criado em 1999, a chamada “Semana Nacional Antidrogas”. A política pública brasileira sobre drogas é comandada pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), que decidiu mudar a nomenclatura para “Semana Nacional de Políticas sobre Drogas”, que mobiliza estados e municípios a debater o assunto. Durante a semana de 19 a 26 de junho deste ano, diferentes instituições realizarão eventos como este, tendo por objetivos principais a conscientização e a mobilização da sociedade brasileira no que diz respeito aos problemas e às atividades de redução da demanda, consumo e oferta das drogas ilícitas.