Polícia Civil capacita agentes para integrarem Núcleos Avançados de Inteligência no Interior

8 de junho de 2018 - 18:54 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), encerrou, nesta sexta-feira (8), o curso de Capacitação de Agentes Colaboradores dos Núcleos Avançados de Inteligência do Interior (NAIS). A formação dos agentes aconteceu na sede do DIP, localizada na Avenida Deputado Oswaldo Studart, no bairro de Fátima, e capacitou 12 policiais, sendo dois deles de cada delegacia regional, onde serão implantados os Núcleos Avançados de Inteligência (NAI).

O curso ocorreu entre os dias 4 e 8 de junho e teve como objetivo promover a capacitação dos agentes colaboradores dos Núcleos Avançados de Inteligência do Interior (NAIS) nas atividades realizadas pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP). Os policiais civis estão aptos a auxiliar os tomadores de decisão no planejamento e execução das políticas de segurança pública.

A interiorização das ações de inteligência da Polícia Civil faz parte do projeto de criação dos Núcleos Avançados de Inteligência do Interior (NAIS). Os centros de inteligências de cada região do Estado estarão ligados à estrutura do Departamento de Inteligência Policial (DIP). A atuação dos centros será feita em parceria com as Delegacias Regionais da Polícia Civil e as demais unidades policiais que compõem a região respectiva. No primeiro formato, os NAIS funcionarão com policiais cedidos das delegacias regionais e colaboradores, para atuarem como agentes de inteligência como elo entre o DIP e as delegacias da região abrangida, dando o suporte de inteligência aos delegados requisitantes e gerando fluxo de informações de inteligência para este departamento, por intermédio de relatórios internos mensais.

Os Núcleos Avançados de Inteligência estão sediados no interior do Estado e serão instalados nas regiões: Norte, na cidade de Sobral; Sul, em Juazeiro do Norte; Leste, em Russas; Oeste, em Crateús, e região Central, na cidade de Quixadá. Cada NAI será responsável pela coleta de dados e produção do conhecimento dos diversos municípios a eles vinculados, através das delegacias regionais, tendo a capacidade de reunir informações de determinada região, difundindo para a agência central (DIP) e proporcionando um conhecimento privilegiado e diagnóstico de situações de interesse da segurança pública.

A capacitação dos agentes colaboradores e com o início efetivo da atuação dos Núcleos Avançados de Inteligência (NAI) nos interiores do Estado, a Polícia Civil passará a ter um melhor gerenciamento de ações de inteligência, facilitando o assessoramento na tomada de decisões para com o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Everardo Lima, e também, com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).