Um dos mandantes das mortes das Cajazeiras é preso em operação conjunta

25 de maio de 2018 - 17:16 # # # #

Com a prisão de Zaqueu, sobe para dez o número de capturados. Outros quatro envolvidos seguem foragidos

Uma operação policial realizada, na tarde dessa quinta-feira (25), resultou na prisão de Zaqueu Oliveira da Silva (36), suspeito de ser um dos mandantes das 14 mortes ocorridas em um clube, no bairro Cajazeiras, em janeiro deste ano. O suspeito é foragido da Justiça e foi capturado no bairro Pici, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6), após perseguição. Equipes do 12º Distrito Policial (Conjunto Ceará) e do 18º Batalhão de Polícia Militar participaram da ação. Com ele, foram apreendidas droga e duas armas, incluindo uma metralhadora de fabricação alemã.

Policiais civis do 12º DP estavam em diligência acerca da localização do suspeito, que estaria trafegando em um Fiat Toro, cor branca, por vias do bairro Conjunto Ceará (AIS 2). Em ato contínuo, os policiais civis avistaram o carro na Avenida José Bastos e ordenaram que o condutor parasse o veículo, mas o alvo não obedeceu a ordem e fugiu. Composições da Polícia Militar foram acionadas para dar apoio à perseguição, que se iniciou com a fuga do suspeito. Zaqueu foi interceptado pelas equipes policiais, na Rua Pernambuco, bairro Pici (AIS 6).

O suspeito foi identificado como Zaqueu Oliveira da Silva (36), conhecido por “Pai”, com mandados de prisão em aberto por um homicídio qualificado cometido no ano de 2005 e pelos homicídios no bairro Cajazeiras, em janeiro último. Ele responde a crimes por homicídio, ameaça, roubos, tráfico de drogas e foi indiciado por organização criminosa e pelos homicídios das Cajazeiras. De acordo com investigações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Zaqueu é apontado como um dos cinco mandantes das mortes no clube. Outros dois se encontram presos. Zaqueu também é investigado por comandar o tráfico de drogas na Comunidade da Rosalina, no Parque Dois Irmãos.

Além do automóvel, os policiais apreenderam uma pistola PT 101, uma metralhadora calibre .40 de fabricação alemã, carregadores das duas armas e 1,5 kg de cocaína prensada em tabletes. O material foi apreendido em imóveis no bairro Jurema, na Caucaia, e na Comunidade da Rosalina, no bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza.

Zaqueu foi conduzido ao 12º DP, onde foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e por receptação da arma. Os mandados contra o suspeito também foram lavrados.

Caso Cajazeiras

Momentos antes da prisão de Zaqueu, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) apresentou a conclusão dos trabalhos de investigação e análise pericial da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) entorno da ação criminosa que resultou em 14 pessoas mortas em um clube, no bairro Cajazeiras, Área Integrada de Segurança 7 (AIS), no dia 27 de janeiro deste ano. Com a prisão de Zaqueu, sobe para dez o número de capturados. Um dos presos responde em liberdade após ser liberado em uma audiência de custódia. Outros quatro envolvidos seguem foragidos.

As Polícias Civil e Militar seguem com as diligências para capturar quatro suspeitos de envolvimento nas mortes das Cajazeiras. São eles: Misael de Paula Moreira (26), Auricélio Sousa Freitas (35), Pedro Paulo do Prado Sousa (21) e Joel Anastacio de Freitas (18). Todos estão indiciados, com mandados de prisão em aberto e são considerados foragidos.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na elucidação do caso. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da SSPDS, para o (85) 3257-8807, da DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o Whatsapp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo é garantido.