Dois fuzis são apreendidos e envolvidos em ataques a instituições financeiras são presos

16 de maio de 2018 - 19:03 # # #

Em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (16), a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apresentou duas ações que resultaram nas prisões de suspeitos envolvidos em ataques a instituições financeiras, ocorridas no interior do Estado, na semana passada. Em ambas as ofensivas, que representaram uma resposta rápida das forças de segurança, composições do Comando Tático Motorizado (Cotam) e Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar participaram. Foram apreendidos dois fuzis, entre eles, um modelo AK-47.

Após investigações capitaneadas pela DRF, visando identificar e prender os envolvidos na ofensiva contra uma agência bancária situada na cidade de Piquet Carneiro, na Área Integrada de Segurança (AIS 22), no dia 10 de maio, equipes de policiais civis diligenciaram até a região, onde localizaram um dos veículos utilizado pelo bando. Conforme investigações, os suspeitos se encontravam escondidos em uma residência, onde permaneceriam por um tempo, até colocarem em prática o plano de fuga.
Em apurações ininterruptas na região, a Polícia visualizou uma Fiat Strada, de cor branca, transitando pela BR 122 em direção a cidade de Solónopole (AIS 20). Rapidamente, os policiais abordaram o veículo e encontraram, no porta-malas, dois fuzis, sendo um AK-47 de calibre .762 e um segundo de modelo A-15 calibre 5.56. Foram apreendidos, ainda, mais de cem munições. No veículo, estavam dois homens, identificados por Paulo José Santos Monteiro (24) – com antecedentes criminais por roubos, associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo; e Gleison Vasconcelos de Sousa (29) – sem antecedentes; ambos oriundos da cidade de São João do Jaguaribe (AIS 18).

Um segundo carro, que estava no apoio, tentou fugir ao avistar as composições. Com isso, iniciou uma perseguição, vindo os ocupantes do carro, em fuga, a efetuar disparos contra a composição. Já no município de Solonópole, o bando abandonou o carro de modelo Fiat Pálio, onde foram encontradas diversas munições de fuzil e pistola deflagradas em seu interior. A dupla foi encaminhada a DRF, onde foi instaurado um inquérito policial. Em depoimento, ambos confirmaram a participação no crime, inclusive, alegando que o bando incendiou um carro de modelo Jeep Renegade no dia do ocorrido. Os criminosos foram autuados em flagrante por roubo a banco, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa. Agora, a DRF mantém as diligências, objetivando capturar os demais participes.

Santa Quitéria

Já na terça-feira (08), um suspeito foi preso por envolvimento no ataque contra um carro-forte, ocorrida no dia 07 de maio, na cidade de Santa Quitéria (AIS 16). Também por meio de uma ação comandada pela DRF, com o apoio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), bem como do Cotam e do Cotar da PMCE, foi preso Graciliano Farias Guedes (39) – sem antecedentes.

Inicialmente, os profissionais de segurança seguiram até uma fazenda conhecida por Logradouro, na zona rural da cidade. Lá, foi encontrado um aparelho celular, onde foi identificada a troca de mensagens entre os suspeitos envolvidos no bando. Seguindo em buscas no município, a Polícia chegou à residência de Guedes, onde outros celulares foram apreendidos, mas ele não estava no local. Contudo, após o colhimento de outras informações, os profissionais capturaram Guedes, em um imóvel ainda em Santa Quitéria. Com a prisão, os policiais retornaram a fazenda Logradouro, onde Guedes informou onde estavam duas espingardas de fabricação artesanal, além de pólvora e chumbo.

Guedes foi encaminhado à sede da DRF, onde foi ouvido e autuado em flagrante por roubo, posse ilegal de arma de fogo e na lei das organizações criminosas. Assim como nas prisões ocorridas em Solonópole, a Polícia Civil mantém os trabalhos policiais, visando prender os demais integrantes do grupo criminoso.