Suspeito de expulsar moradores de casa é capturado em operação conjunta das forças

11 de maio de 2018 - 18:50 # # #

Durante uma operação de saturação, realizada nessa quinta-feira (10), pelas ruas do bairro Conjunto Palmeiras, as forças de segurança do Ceará capturaram um homem suspeito de ordenar a expulsão de moradores que vivem nas proximidades do campo do Beira Rio, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3). Lindomar de Sousa da Silva (28), que já responde pelos crimes de receptação, posse irregular de arma de fogo, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas, é apontado em diversos inquéritos que apuram crimes de homicídios na região. Lindomar é o 18º suspeito capturado em ações do 30º Distrito Policial, que apura casos de invasão de famílias na região.

A operação integrada contou com a atuação das Polícias Civil e Militar e de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deram apoio às ações realizando sobrevoos pelo bairro. Ao todo, foram abordados 317 veículos, sendo 237 motocicletas e 80 automóveis. Lindomar foi abordado quando caminhava a pé próximo à blitz formada pelos agentes.

Conforme levantamentos do 30º Distrito Policial, responsável pelas apurações de casos de expulsões de famílias na AIS 3, Lindomar é apontado como chefe das invasões de residências do entorno do campo do Beira Rio, no Conjunto Palmeiras. A Polícia Civil identificou também a atuação do suspeito como responsável por ordenar crimes de homicídios na região. As investigações indicam ainda que as casas invadidas serviam como ponto de drogas, depósito de armas e para refugiar integrantes do grupo criminoso que Lindomar pertence.

Lindomar foi conduzido para a sede do 30º DP, onde foi autuado por integrar organização criminosa. A Polícia Civil mantém as investigações de homicídios nos quais Lindomar é suspeito de envolvimento e segue apurando casos de expulsões de famílias.

Outras prisões

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) intensificou os levantamentos sobre pessoas suspeitas de ameaçarem e expulsarem famílias de suas moradias em comunidades da periferia de Fortaleza. Com a prisão de Lindomar, sobe para 18 o número de suspeitos capturados no Grande Jangurussu por envolvimento direto ou indireto nas ações criminosas. Grande parte dos suspeitos já responde a crimes de homicídio e tráfico de drogas.

As investigações seguem em andamento e são conduzidas pelo 30º Distrito Policial, que é responsável pela circunscrição da área onde alguns casos de expulsão foram registrados. A Polícia Civil ressalta que os casos que chegam ao conhecimento das autoridades policiais são devidamente apurados e orienta as vítimas a procurarem a delegacia ou comunicar o fato, por meio do Disque Denúncia da SSPDS, pelo número 181 ou para o (85) 3101-3525, do 30º DP. Para registrar uma denúncia, não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.