DRFVC prende dois suspeitos envolvidos em roubo de automóveis em Fortaleza

2 de maio de 2018 - 18:21 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de diligências conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Carga (DFRVC), prendeu dois suspeitos envolvidos em roubos de veículos, em Fortaleza. As prisões foram realizadas na terça (24) e quarta-feira (25) passadas, no Planalto Ayrton Senna (AIS 9) e no bairro Presidente Kennedy (AIS 6), em Fortaleza. Quatro carros que estavam em posse dos suspeitos foram recuperados. Conforme investigações da delegacia especializada, ambos os presos pertencem ao mesmo grupo criminoso.

De acordo com a investigação das equipes da DRFVC, os suspeitos são alvos dos levantamentos policiais por envolvimento na prática de roubo de veículos na Capital. Seguindo evidências acerca do roubo de um automóvel Toyota Etios, no bairro de Fátima, no dia 20 de abril, as equipes policiais intensificaram as investigações sobre os suspeitos. Os levantamentos policiais levaram à identificação de um GM Ônix, cor vermelha e de placas GFP-8868, suspeito de envolvimento no crime. Quatro dias após o roubo, o Ônix foi localizado nas proximidades da Central de Abastecimento do Ceará, no Maracanaú, momento em que os suspeitos desconfiaram que estivessem sendo perseguidos e empreenderam fuga em direção ao bairro Planalto Ayrton Senna. Em dado instante, os dois criminosos colidiram o carro contra uma motocicleta e um segundo veículo até parar. Eles fugiram para um matagal, mas apenas um foi capturado. Francisco Iago Maciel de Oliveira (21), com passagens por roubo, furto, receptação e adulteração de sinal de veículo, foi preso em flagrante e autuado por receptação.

Ao vistoriar o Ônix, os policiais verificaram que o veículo era clonado e que a verdadeira placa é PNO-5598, cujo proprietário registrou queixa de roubo, em Messejana, no dia 19 de abril. Questionado sobre o roubo do Toyota Etios, Iago confessou autoria do crime e revelou o local onde estava o veículo, em uma residência, no bairro Jaçanaú, em Maracanaú (AIS 12). Os dados do Toyota conferiram com o roubado no bairro de Fátima. Outro veículo, um Kia Cerato, de placas OCL-4126, também com queixa de roubo, foi apreendido no local. A Polícia Civil segue com diligências para capturar o segundo suspeito, que fugiu.

No dia seguinte à prisão de Maciel, com informações do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP), Antonio Claudio Rodrigues de Souza Junior (20) foi preso após perseguição, pelas ruas do bairro São Gerardo (AIS 4) e Presidente Kennedy (AIS 6). O suspeito estava dirigindo um Toyota Corolla, cor prata e com placas clonadas de números PNT-2378. Os policiais visualizaram o carro suspeito e ordenaram que o condutor parasse o veículo, o que não foi atendido pelo suspeito. Durante a fuga, Claudio subiu a calçada e atropelou um pedestre, que foi encaminhado pelo Serviço Móvel de Atendimento Móvel (Samu) até um hospital na Capital. Após o atropelamento, o veículo perdeu o controle e bateu em uma árvore. Claudio foi abordado e preso em flagrante. O veículo, conforme vistoria, tem placas PMH-4122, cujo proprietário registrou queixa de furto.

A Polícia Civil segue apurando a participação dos dois suspeitos em outros delitos semelhantes em Fortaleza e Região Metropolitana. A DRFVC intensifica as investigações no intuito de capturar outros indivíduos do mesmo grupo criminoso.