Polícia Civil realiza busca e apreensão em residência de suspeito de agiotagem em Itapiúna

25 de abril de 2018 - 17:55 # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Aracoiaba, deflagrou nessa terça-feira (24) uma operação intitulada “Vinte Por cento”, que teve como objetivo combater crimes contra a economia popular, na cidade de Itapiúna, Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15). O trabalho teve como alvo a residência de um homem suspeito de praticar agiotagem na região. Na casa, foram apreendidas uma arma de fogo, cartões de programas sociais, comprovantes de empréstimos pessoal, joias, além de outros materiais oriundos da prática ilícita.

Com base em investigações desenvolvidas pelas delegacias de Aracoiaba e Baturité, acerca de práticas criminosas registradas em Itapiúna e em cidades vizinhas, uma equipe de inspetores comandada pelos delegados Ana Cristina e Joel Morais, seguiu em diligência até a casa do suspeito, situada no Centro da cidade. Ao chegarem ao imóvel, os policiais localizaram o proprietário, apontado como autor das práticas criminosas.

No local, foram encontrados uma arma de fabricação israelense, calibre 9 mm, municiada; cerca de 300 cartões, entre bolsa-família e aposentadoria; cerca de R$ 20 mil em espécie; um veículo; perfumes importados; comprovantes de empréstimos pessoal; joias; material esse conseguido a partir da prática de agiotagem.

“Chamou atenção a fortuna adquirida pelo investigado com a prática criminosa, o suspeito mantém um padrão luxuoso enquanto as vítimas da usura certamente passam necessidades para poderem quitar os empréstimos contraídos”, disse a delegada Ana Cristina, uma das responsáveis pelas investigações.

O suspeito, que não teve a identidade revelada, foi conduzido até a Delegacia de Aracoiaba. Além do crime contra a economia popular, o investigado responderá por posse irregular de arma de fogo de uso restrito. A Polícia Civil mantém as investigações, com o objetivo de apurar a participação e outras pessoas no crime.