Investigado por homicídios em Fortaleza e Região Norte é preso após trabalho das forças de segurança

13 de abril de 2018 - 14:36 # # # #

Após uma investigação capitaneada pelo Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI Norte) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) com o apoio da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), um dos homens suspeito de vários homicídios ocorridos em Itarema, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), foi preso no bairro Jardim Iracema (AIS 04), nesta sexta-feira (13). Joabio Sousa de Andrade (25) – conhecido por “Patola” – é suspeito também de homicídios no bairro Vicente Pinzón (AIS 01), em Fortaleza. A prisão, efetuada pelo Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), é resultado da intensificação das forças de segurança no combate às ações criminosas organizadas na Região Norte do Estado.

De acordo com o delegado Marcos Aurélio França, do diretor DPI Norte, “Patola” é um dos chefes e executores de uma organização criminosa que vinha cometendo homicídios, contra grupos rivais, visando aumentar o território de atuação no tráfico de drogas. Inclusive, ele é comparsa de Francinaldo Freitas de Oliveira (29), conhecido por “Galego”, que foi preso no último dia 5 de abril, após uma operação deflagrada em Cruz (AIS 17) por crimes cometidos em Itarema. De acordo com as investigações, “Galego” está relacionado em pelo menos 19 homicídios ocorridos na região.

Já em Fortaleza, no Vicente Pinzón, “Patola” é investigado, no mínimo, em seis homicídios que são apurados pelo 9° Distrito Policial (DP) e também pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). “Agora, com a prisão, vários inquéritos policiais serão concluídos em Itarema e também em Fortaleza”, destacou o delegado Marcos Aurélio. Contra o criminoso, que já responde por corrupção de menor e homicídio, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara do Júri da Capital, também por crime de morte, que foi cumprido durante a ação policial desta sexta-feira. Agora, ele está à disposição da Justiça.
Prisões Cruz

Além das prisões de “Patola” e “Galeco”, outros dois homens foram presos pelos crimes de posse de drogas e armas de fogo, na operação deflagrada no dia 5 de abril, em Cruz. Francisco das Chagas Monteiro (36), conhecido por “Rochão”, foi preso durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em sua residência. Quando os agentes se aproximaram do alvo, o suspeito tentou fugir, mas foi contido pelos policiais. Na tentativa de fuga, “Rochão” arremessou uma sacola plástica, onde foram encontradas drogas e dinheiro. No local, também foram apreendidas uma pistola calibre 380, com sete munições, mais drogas e quase R$ 25 mil em espécie, encontrados em um fundo falso de uma carreta de som. Dois veículos, uma motocicleta e um Toyota Hilux, foram apreendidas. Dentro da residência, os policiais localizaram uma estrutura de vigilância eletrônica no imóvel, com diversas câmeras, que, segundo investigações, seria utilizada para controlar o acesso de pessoas ao imóvel, bem como para a armazenagem de drogas. “Rochão”, que já tinha passagem anterior por tráfico de drogas, foi autuado pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas, na Delegacia Regional de Acaraú.

A outra prisão, ocorrida com o apoio da Polícia Militar, aconteceu em um estabelecimento comercial. Antonio Araújo dos Santos (40) foi flagrado com um revólver calibre 38, com numeração raspada, e mais 28 munições intactas e uma deflagrada, dentro de um saco de milho. O suspeito, que tem passagem por furto, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo na Delegacia Municipal de Itarema.