Mulher suspeita de matar o próprio pai e forjar suicídio dele é presa na AIS 15

27 de março de 2018 - 16:41 # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Canindé, em mais um trabalho de investigação, efetuou a prisão preventiva de Francisca Alves da Cruz (42), suspeita de ter assassinado o próprio pai, Francisco Euclides Cruz (71), no dia 02 de Janeiro desse ano, e ter forjado o suicídio do mesmo. A ação ocorreu na manhã dessa segunda-feira (26), na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15), em Canindé.

A investigação policial iniciou quando Francisco foi encontrado sem vida em sua residência, no distrito de Iguaçu, município de Canindé. O aposentado apresentava marcas no pescoço e estava dentro de uma rede. O relato dos familiares apontava que o mesmo teria se enforcado com o punho da rede, cometendo suicídio. As informações iniciais não convenceram os agentes da segurança pública, que iniciaram a apuração.

Quando os policiais iniciaram as investigações, verificaram que a vítima nunca aceitava que os filhos retirassem os proventos da aposentadoria e pensão. Francisco sempre optava em ir sozinho para agência, mas no dia do seu assassinato, a sua filha Francisca pegou os cartões e foi aos bancos retirar todo o dinheiro. Chegando ao Centro de Canindé, a mulher foi em um correspondente bancário para retirar parte do dinheiro. Percebendo que a fila estava grande e ficaria tarde para o retorno, a mesma simulou um desmaio para ser atendida rápido, mas acabou chamando a atenção de todos, inclusive da proprietária que lhe ajudou. Depois da encenação, Francisca foi de carona até outra agência sacar o restante do valor.

A mulher retornou de táxi para a localidade onde morava, coisa que nunca tinha feito. Ao chegar, encontrou uma aglomeração de pessoas na residência do seu pai e, percebendo do que se tratava, começou a chorar. A suspeita e os outros filhos do aposentado procuraram os documentos da vítima e não encontraram. Nesse momento, a família começou a desconfiar da suspeita. Diante de todas as informações levantadas pela equipe de investigação, a autoridade policial determinou que fosse instaurado um inquérito para apurar o suposto suicídio. Francisca, que possivelmente contou com a ajuda de mais alguém, teria matado o próprio pai por estrangulamento.

A mulher e outras testemunhas foram ouvidas, além de imagens de câmeras que apontaram a suspeita realizando saques. O delegado solicitou a prisão preventiva e, obtendo o aval da justiça, efetuou a prisão por homicídio qualificado. A captura ocorreu na BR-020 no momento em que Francisca estava em um ônibus indo para o distrito de Iguaçu. A Polícia investiga a motivação do crime, bem como a participação de outra pessoa na ação criminosa.