Forças da segurança pública desarticulam grupo de colombianos que atuavam com agiotagem em Crateús

21 de março de 2018 - 15:26 # #

As Polícias Civil e Militar desarticularam um grupo de cinco colombianos que vinham cometendo crime contra a economia popular. A ação ocorreu na noite de ontem (20), no bairro São Vicente, em Crateús. A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Crateús, já vinha investigando o grupo por prática de agiotagem.

De acordo com as investigações, os suspeitos cobravam juros exorbitantes aos clientes e ofereciam empréstimos de forma ilícita. Nessa terça-feira (20), após abordagem do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), um dos integrantes do bando foi revistado, sendo encontrado com o mesmo, a quantia de R$ 1.520,00 e alguns cartões de controle de cobranças de empréstimos. O indivíduo confessou que em sua residência tinha mais cartões e que trabalhava fazendo empréstimos, estando no Brasil há aproximadamente cinco meses.

Na residência, foram encontrados vários blocos destes cartões e mais uma quantia de R$ 2.708,75. Quando o estrangeiro chegou à Delegacia, apontou o nome de outro colombiano, sendo este o responsável pela vinda dos compatriotas a Crateús. O suspeito informou o nome de mais três envolvidos. Na casa de um dos colombianos, foram localizados vários materiais que apontavam a prática de agiotagem e uma quantia de R$ 4.504,00, além de uma caderneta de anotações. Em seguida, foram a Rua dos Tabajaras, onde foram apreendidos uma caderneta de anotações, cartões de controle de empréstimos e uma quantia de R$ 5.806,00, tendo este material sido apreendido.

Em outro local, os militares encontraram a quantia de R$ 1.182,60 e uma pequena quantidade de maconha. Todos os envolvidos atuavam com empréstimos ilícitos. Eles foram conduzidos para Delegacia Regional de Crateús, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime contra a economia popular. No total, R$ 15.720,00 foram apreendidos, além de quatro celulares, dois mil cartões de divulgação e cinco motocicletas. Os suspeitos foram ouvidos e liberados. A Delegacia continuará investigando o caso.