Polícia identifica internos suspeitos de efetuar disparos de arma de fogo na Cadeia Pública de Pentecoste

7 de março de 2018 - 17:54 # #

Três detentos foram identificados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) como sendo os suspeitos de efetuarem disparos de arma de fogo contra outros presos, na Cadeia Pública de Pentecoste, Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (7). No local, foram apreendidos cossocos, facas, armas de fogo e outros materiais ilícitos. Na ocasião, 11 internos foram baleados, sendo que dois vieram a óbito.

Por volta das 10 horas de hoje, equipes da Polícia Militar foram acionadas por agentes penitenciários da Cadeia Pública de Pentecoste, para atenderem a uma ocorrência de tumulto registrado no interior da unidade prisional. Na ocasião, detentos efetuaram disparos de arma de fogo contra um grupo de presos, que estava no banho de sol. No total, 11 detentos foram feridos. Policiais do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da PMCE, além de equipes do Policiamento Ostensivo Geral de Pentecoste e de cidades vizinhas participaram da intervenção.

A situação foi controlada e os 11 lesionados foram encaminhados para uma unidade de saúde, dois morreram durante o socorro. Outros dois ficaram em estado grave. Um dos feridos com maior gravidade foi transferido para Fortaleza em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Os dois dos presos que não resistiram aos ferimentos foram identificados como Nicolas Matheus Soares Marreiro (18), que respondia por roubo e associação criminosa; e Glaydson Vieira da Silva (24), que respondia por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.

Durante a vistoria, os policiais identificaram os suspeitos de efetuarem os disparos. São eles: Emanuel Moura (24), que responde por homicídio; Francisco Valdez Castro Guimarães, que responde por homicídio, tráfico de drogas, roubo e associação criminosa; e James Ferreira Braga (21), que responde por tráfico de drogas e associação criminosa. Já o preso Francisco Marques Dias é suspeito de ter sido o responsável por entrar com as armas na unidade prisional. Ele era responsável por cozinhar na unidade prisional. Após vistoria na cadeia pública foram encontrados dois revólveres calibre 38, ambos com capacidade para seis tiros; um revólver calibre 32, com capacidade para cinco tiros; seis munições de cal. 38 intactas; dez cossocos; três facas; três aparelhos celulares com cinco carregadores. No interior da unidade foram encontradas ainda 26 cápsulas deflagradas de cal. 38 e outras 21 de cal. 32.

Todo material apreendido foi conduzido até a Delegacia Municipal de Pentecoste, assim como os quatro suspeitos, para a realização dos procedimentos cabíveis. Equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foram acionadas para a Cadeia Pública. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) segue com a investigação as circunstâncias da ocorrência.