Roubo em coletivo tem queda de 37,4% no mês de janeiro de 2018

26 de fevereiro de 2018 - 18:34 # # #

A intensificação das abordagens a coletivos e em paradas de ônibus, desenvolvidas pelas forças de segurança do Estado, possibilitou a diminuição do número de roubos registrados no interior dos ônibus. A queda de 37,4% em janeiro último (97 registros), se comparado com o mesmo mês de 2017 (155 casos), foi apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), em reunião, na tarde desta segunda-feira (26), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na ocasião, houve o encontro do Grupo de Trabalho (GT), que trata do tema e é composto, além da SSPDS e do Sindiônibus, pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

No encontro, que ocorre mensalmente com o intuito de avaliar, discutir e planejar as ações policiais e estratégias de atuação das forças de segurança no combate a ações criminosas contra passageiros e funcionários do transporte público, estiveram presentes o secretário André Costa; o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira; o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Viana; o delegado-geral da Polícia Civil, Everardo Lima; os comandantes das Áreas Integradas de Segurança (AIS) de Fortaleza e os diretores do departamento de Polícia Civil Metropolitana, além de representante da Etufor.

“Em janeiro (2018), tivemos o melhor resultado desde de outubro de 2016. Então, temos tido uma redução muito forte em relação a assaltos em coletivos. Vamos continuar com as estratégias e com as blitze diárias que realizamos em todas as AISs, da Capital e da Região Metropolitana. Para obtermos esses bons resultados, também contamos sempre com a facilidade do compartilhamento de dados e filmagens do Sindiônibus, para que a Polícia Civil possa realizar suas investigações e efetuar as prisões daqueles que reiteram nessa pratica de assalto em ônibus”, afirmou o secretário André Costa.

Para o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, “as ações que tiveram início em maio possibilitaram que o número de roubos fosse se estabilizando, culminando em uma redução a partir de novembro do ano passado. Além das abordagens, a polícia e a guarda municipal intensificaram as suas presenças nos terminais. Isso é muito importante, pois aumenta a sensação de segurança da população, além de trazer impactos reais nos índices”.

“É um grande esforço que fazemos, pois sabemos que existe muita demanda da população de poder gozar de um transporte público seguro. Esse é um dos maiores focos que nós temos, após a redução dos homicídios. Reduzir a quantidade de assaltos em coletivos é de suma importância, pois são eventos que fazem dezenas de vitimas”, finalizou o gestor da SSPDS.