Forças de segurança desarticulam quadrilha que cometia roubos e homicídios na AIS 13

26 de fevereiro de 2018 - 19:13 # #

Em mais uma ação de combate ao crime organizado, as forças da segurança pública do Ceará efetuaram a prisão de sete pessoas suspeitas de roubos, tráfico de drogas e homicídios na região. Um menor de idade também foi apreendido. Duas armas, além de entorpecentes, foram apreendidas na ostensiva. A ação, que faz parte da “Operação Vento Leste”, ocorreu na tarde e noite da ultima sexta-feira (23), na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), em Aquiraz.

Em uma das ações, foram presos e autuados em flagrante delito Lucas Menezes de Sousa (34), Felipe Menezes de Souza (19), Leandro dos Santos Barbosa (18), Leonardo dos Santos Braz (19), Alfredo Jardilino Pereira (22) e Mateus Miranda da Silva (18). Os seis eram responsáveis por inúmeros assaltos a casas e sítios na região de Aquiraz, além de atuarem no tráfico de drogas e serem responsáveis por homicídios.

Os homens fazem parte de uma organização criminosa que atuava na região e foram autuados por organização criminosa e porte ilegal de arma de uso restrito e uso permitido. Com os indivíduos, foram apreendidos um revólver, calibre. 38, com seis munições intactas, uma espingarda cal. 12, com quatro cartuchos intactos, três TVs LED, dois celulares e um notebook. A operação é fruto de investigações realizadas pela Delegacia Metropolitana de Aquiraz e de ações integradas da Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP) e da Força Tática (FT) da 1aCia do 15BPM da Polícia Militar.

De acordo com a delegada Marcia Janine, responsável pelas investigações, foi realizado um diagnóstico do crime no município e traçado um planejamento para redução da criminalidade. Uma das estratégias utilizadas foi à atuação integrada entre as instituições de segurança e o aproveitamento da inteligência policial, coordenadas pela Delegacia. “Essas prisões são uma resposta rápida e eficiente aos abusos cometidos pelo grupo, que além de prejudicarem cidadãos, executavam seus inimigos com crueldade e chegaram a confrontar com muitos disparos de diversos tipos de armas e calibres composições policiais, o que acabou por resultar na morte de um deles. Após isto, várias ameaças partidas do grupo foram dirigidas aos agentes de segurança”, ressalta a autoridade policial.

AÇÕES CONTINUAS EM AQUIRAZ

Também resultado da ostensiva policial coordenada pela Delegacia de Aquiraz, que contou com apoio de equipes do Comando Tático Rural (Cotar), da FT da 1ª e 3ª Cia do 15ºBPM e da CIP, uma mulher foi presa, na tarde dessa sexta-feira (23), em flagrante delito, e um menor foi apreendido. Eles são dos mesmo grupo criminoso citado anteriormente. Os dois estavam na posse de 90 trouxinhas de cocaína, 52 pedras de crack e 136 trouxinhas de maconha. Lianara Alencar foi autuada por trafico e associação ao tráfico, organização criminosa e corrupção de menor.

DENÚNCIAS

A Polícia Civil investiga se o grupo preso, na noite de ontem, participou do roubo ao cantor Waldonys, ocorrido no ultimo dia 14. Ás vítimas de assaltos a casas, sítios e veículos na região da Tapera, Iguape e Batoque devem ir até a Delegacia para reconhecer, por foto, os seus possíveis assaltantes.