DAMPS

DAMPS

A Delegacia Geral da Polícia Civil, vive hoje o grande desafio de atender as necessidades de segurança púbica da população em um contexto onde a violência aumenta dia a dia.

O policial civil confronta-se diariamente com inúmeras contradições. A ação policial é solicitada sempre em situações que envolvam fortes tensões emocionais, cada indivíduo espera da polícia não uma resposta à segurança coletiva, mas um gesto de acordo com seus interesses pessoais.

Naturalmente esse quadro muitas vezes leva o policial a desequilibrar-se psicologicamente trazendo por consequências vários problemas para a instituição e seus familiares.

Visando desenvolver um trabalho que seja o contra ponto à esta situação, o Departamento de Assistência Médica e Psicossocial foi implantado em gestões passadas, composto de profissionais de diversas áreas, tais como: médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentre outros, rendo como proposta principal minimizar situações – problemas nas quais esteja, envolvidos policiais, servidores e/ou seus familiares.

 

Objetivos

 

Geral:

Prestar assistência médica e psicossocial a todos os servidores da Delegacia Geral da Polícia Civil e/ou familiares, quer seja através de um trabalho preventivo e educativo ou através de uma intervenção terapêutica.

Específicos:

Fazer levantamento diagnóstico da situação psicossocial dos policiais, servidores e/ou familiares da Delegacia Geral da Polícia Civil de maneira a identificar as necessidades e subsidiar o planejamento das ações.

Fazer acompanhamento de casos com os policiais, servidores e/ou familiares que apresentarem problemas na área do comportamento humano e social (com processo administrativo, com problemas de alcoolismo, com problemas de relações interpessoais, familiares e outros).

Prestar atendimento médico de urgência aos policiais, servidores e seus familiares, orientando e encaminhando-os ao Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – ISSEC ou outras instituições quando se fizer necessário.

Estabelecer parcerias com outras secretarias e instituições quando se fizer necessário ao melhor atendimento do servidor.

Formar grupo terapêutico ou de acompanhamento social para trabalhar os problemas psicossociais.

Manutenção da Creche-Escola para filhos de servidores, na faixa etária de 2 a 5 anos de idade.

 

Equipe :

02 Médicos

04 Assistentes Sociais

05 Psicólogos

01 Sociólogos

01 Enfermeira

01 Auxiliares de Enfermagem

01 Nutricionista

03 Fisioterapeutas

01 Educador Físico