Buscas por vítimas em local de desabamento chegam ao quarto dia seguido em Fortaleza

18 de outubro de 2019 - 19:54 # # # #

Pelo quarto dia seguido, o Sistema de Segurança segue atuando em busca de vítimas do desabamento ocorrido na terça-feira (15), no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Na manhã desta sexta-feira (18), o governador do Ceará, Camilo Santana, que determinou empenho máximo das tropas no resgate de pessoas que estão sob os escombros, esteve no local, onde acompanhou as ações dos profissionais de segurança.

Até o momento, sete vítimas fatais foram retiradas pelo Corpo de Bombeiros. A última delas foi resgatada nesta sexta-feira (18), sendo esta identificada, pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por Vicente de Paulo Vasconcelos de Menezes (86). As demais vítimas fatais são: Rosane Marques de Menezes (56), Maria da Penha Bezerril Cavalcante (81), Nayara Pinho Silveira (31), Antônio Gildasio Holanda Silveira (60), Izaura Marques de Menezes (81) e Frederick Santana dos Santos (30). Outras duas pessoas foram reportadas por parentes como presentes no edifício no momento do desmoronamento e seguem como desaparecidas. Sete pessoas foram resgatas com vida pelos Bombeiros.

Homem reportado por familiares se apresenta

Um homem que seria um técnico em ar-condicionados, que até então integrava a lista de pessoas que poderiam estar no prédio no dia do desabamento, foi localizado na tarde de hoje. O irmão dele se apresentou, no dia do ocorrido, reclamando o desaparecimento do parente e afirmando que ele estaria nos escombros. Diante das informações, o CBMCE agia em busca também do trabalhador. O homem esteve hoje no local do desabamento.

Em entrevista à imprensa, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Luis Eduardo Holanda, falou sobre a utilização de maquinários de maior porte para retirar os escombros. “Os trabalhos continuam. Nós passamos agora para uma fase quando começamos a usar o maquinário de uma forma mais intensa. Isso não quer dizer que não existe possibilidade de ainda resgatar pessoas vivas. Mas pelos protocolos internacionais, já começamos a fazer uma avaliação de usar maquinário mais pesado e ainda continuar com as buscas técnicas e manuais, com ferramentas de menor impacto, em locais que consideramos mais sensíveis”, explicou.

Efetivo

Em torno de 135 bombeiros militares atuam, diariamente, apenas no ponto que é chamado pelas equipes de “zona quente”, ou seja, sobre os escombros, com equipes de resgate especializadas em estruturas colapsadas e cães farejadores, além de equipamentos como drones, utilizados na varredura da área, e uma plataforma mecânica que possibilita uma visão elevada e central de toda a estrutura.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará do Corpo de Bombeiros também trabalha na ocorrência, onde as ações de resgate também tiveram o apoio da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Já a Polícia Militar do Ceará (PMCE), que conta também com policiais militares em serviço extra, realiza o isolamento na região, visando facilitar o trabalho dos bombeiros militares, bem como manter a segurança das pessoas próximas. Em torno de 31 policiais militares, em viaturas e motocicletas atuam na ocorrência.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com 50 profissionais, e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com cinco policiais civis, também participam dos trabalhos. Profissionais de órgãos da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), como a Defesa Civil do Município e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também atuam no local, bem como voluntários de várias áreas.

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também enviou psicólogos para o ponto onde as guarnições estão trabalhando, com o objetivo de dar o apoio especializado aos homens e mulheres do Sistema de Segurança. Os profissionais de saúde comparecem diariamente, inclusive atuando nas madrugadas quando as buscas continuaram incessantemente.