Atendimento da Delegacia de Defesa da Mulher completa um ano na Casa da Mulher Brasileira

26 de junho de 2019 - 19:16 # # #

Fotos: Ariel Gomes

Unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) voltada para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza funciona há um ano na Casa da Mulher Brasileira. Nesta quarta-feira (26), uma solenidade marcou o aniversário de um ano de funcionamento da Casa, assim como o início dos atendimentos da DDM no complexo.

A DDM Fortaleza funciona 24 horas e, com a mudança para o complexo, teve uma melhoria na qualidade do serviço, trazendo mais agilidade e prontidão no andamento dos processos. “A qualidade do atendimento melhorou consideravelmente, tendo em vista que a estrutura da Casa permite maior acolhimento as vítimas”, destacou Rebeca Cruz, delegada adjunta da DDM Fortaleza.

Do dia 23 de junho de 2018, quando aconteceu a mudança para a Casa da Mulher Brasileira, ao dia 29 de junho deste ano foram contabilizados 11.099 registros de ocorrências na especializada. Entre junho de 2017 e junho do ano passado, foram contados 11.979 registros pela DDM Fortaleza.

Atualmente, a DDM Fortaleza conta com dois prédios, acessibilidade, sala de reconhecimento, salas individualizadas para registro de ocorrência, salas para oitivas separadas da vítima e do agressor. Além de toda estrutura da especializada, as mulheres podem contar com toda praticidade da Casa, onde funcionam o Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e estrutura do Juizado da Mulher de Fortaleza, o que facilita a integração para agilizar as providências a serem tomadas nestes órgãos, bem como evita que as vítimas tenham que se dirigir a diversos locais para a resolução de suas demandas.

“A DDM Fortaleza é uma das delegacias de maiores demandas de elaboração de procedimentos policiais do Estado. A unidade garante de forma emergencial o resguardo à integridade física das vítimas, bem como iniciam todos os procedimentos legais para quebrar o ciclo de violência contra essas mulheres”, pontuou a delegada Rena Gomes, diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil. “A delegacia trabalha de forma integrada com todas as instituições que compõem a Casa”, completou.

“O ambiente é acolhedor e dá uma sensação de tranquilidade e apoio, dadas as circunstâncias que as mulheres procuram a unidade, ter a delegacia funcionando nesse equipamento traz ainda mais rapidez no desenrolar de processos que poderiam demandar mais transtornos em deslocamentos”, comentou uma das usuárias da Delegacia da Mulher.

Além da DDM de Fortaleza, existem outras nove delegacias da mulher nos municípios de Caucaia, Crato, Pacatuba, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral.

Serviço:
Delegacia de Defesa da Mulher / Fortaleza – 24 horas
Endereço: Rua Tabuleiro do Norte com, Rua Teles de Sousa – Couto Fernandes
Telefone: (85) 3108-2950