Ofensiva da Polícia Civil resulta nas prisões de três suspeitos por ameaças e extorsão no contexto eleitoral em Itapajé
6 de outubro de 2026 - 15:32 ##DPI Norte #DIP
Uma ofensiva da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI-Norte) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP), com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Itapajé e do Núcleo Operacional da Delegacia Seccional de Itapipoca, culminou, no dia 28 de agosto deste ano, nas prisões em flagrante de três homens, com idades entre 21 e 26 anos, suspeitos de ameaças e extorsões no contexto eleitoral em Itapajé, município localizado na Área Integrada de Segurança Pública 11 (AIS 11) do Estado.
As equipes se deslocaram para investigar denúncias de ameaças e extorsões eleitorais que teriam sido praticadas por integrantes de um grupo criminoso contra populares e eventos políticos na cidade. Dois suspeitos, de 21 e 23 anos, foram capturados em flagrante no bairro Padre Lima. Com os indivíduos, os policiais civis localizaram, no telhado de uma residência, uma pistola .380, um revólver calibre 38, um carregador, 16 cartuchos calibre .380, seis cartuchos calibre 38 e cinco aparelhos celulares.
A partir do compartilhamento de informações entre os departamentos e as delegacias envolvidas na ação, foi confirmada a identidade dos indivíduos, sendo constatado que o suspeito de 21 anos já possui antecedentes pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Itapajé para os procedimentos cabíveis, onde foram autuados em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Ambos se encontram à disposição da Justiça.
Terceira captura
Um terceiro suspeito foi localizado e preso no bairro Iratinga. O homem, de 26 anos, teria publicado as ameaças em um perfil criado nas redes sociais especificamente com essa finalidade. Dois celulares foram apreendidos com o capturado, que foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Itapipoca, unidade plantonista da PCCE, onde foi autuado por integração em organização criminosa e ameaça.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender outros envolvidos, além de desarticular a atuação de grupos criminosos na região.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser feitas para o telefone (85) 3346-0289, da Delegacia de Polícia Civil de Itapajé. O sigilo e o anonimato são garantidos.