Em Aracati, Polícia Civil captura integrante de grupo criminoso suspeito de dano a provedor de internet de Icapuí 

5 de outubro de 2026 - 16:44 #

Em seguimento ao combate às ações de grupos criminosos, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), apreendeu, no dia 23 de julho, um adolescente, de 17 anos, investigado pelos atos infracionais análogos aos crimes de integrar organização criminosa ultraviolenta e de interromper serviço telemático de internet, em Icapuí, na Área Integrada de Segurança Pública 30 (AIS 30) do estado.

As investigações policiais apontam que o jovem – identificado como integrante de um grupo criminoso com atuação na localidade de Redonda, em Icapuí, é suspeito de envolvimento em uma ocorrência de dano contra um provedor de internet no mesmo município, no último dia 8 de julho. Diante disso, uma ofensiva apoiada pela Delegacia de Icapuí e pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP), cumpriu um mandado de internação provisória em desfavor do alvo, em Aracati (AIS 30). 

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão domiciliar no curso das diligências, as equipes policiais também encontraram substâncias entorpecentes com uma mulher, de 21 anos. A localização do material ilícito resultou na prisão em flagrante da suspeita pelo crime de tráfico de drogas na região.

Após capturados, os dois foram conduzidos à unidade especializada responsável pelas diligências para a adoção dos procedimentos legais cabíveis. Agora, a dupla permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil ressalta que as investigações para identificar, localizar e capturar todos os possíveis envolvidos na ação criminosa estão em andamento.

Balanço

Com a apreensão destacada, as ações integradas das Forças de Segurança do Estado contra suspeitos de danos contra empresas provedoras de internet já resultaram nas capturas de 99 pessoas, desde julho de 2025. As prisões ocorreram por força de mandados de prisão e em flagrante. 

Os trabalhos são realizados pela PCCE e Polícia Militar do Ceará (PMCE) e fazem parte de um protocolo que tem o objetivo de identificar, investigar e prender suspeitos de cometerem crimes contra provedores de internet e, além de combater o serviço ilegal de provedores e empresas clandestina que tentam monopolizar a distribuição de internet. As ações também consistem em saturações preventivas, fiscalização e abordagem de pessoas suspeitas, além de inspeções e revistas em celas e suspeitos, a partir de informações de inteligências em unidades prisionais.

É importante destacar que as estratégias utilizadas são amparadas por informações levantadas por meio da inteligência, do Disque-Denúncia 181 da SSPDS e por indicadores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à SSPDS.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser encaminhadas para os telefones (85) 3101-7591, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco); ou (88) 3432.1160, Delegacia de Polícia Civil de Icapuí. O sigilo e o anonimato são garantidos.