Disque-Denúncia 181 da SSPDS tem aumento de 48,4% nas denúncias recebidas no primeiro semestre de 2026

5 de outubro de 2026 - 16:32 #

As denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) cresceram 48,4% no primeiro semestre de 2026. Ao todo, foram registrados 8.517 chamados entre janeiro e junho deste ano, contra 5.736 no mesmo período do ano passado.

O serviço é uma ferramenta estratégica para o trabalho das Forças de Segurança do Ceará. O tráfico de drogas lidera o ranking de acionamentos nos primeiros seis meses do ano, com 2.760 registros. Na sequência dos crimes mais denunciados aparecem: maus-tratos de animais (2.480), crime ambiental (353) e maus-tratos a idosos (287), entre outros. 

Em uma das ofensivas recentes baseadas em informações do 181, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Barra do Ceará, na Área Integrada de Segurança Pública 20 (AIS 20), em Fortaleza. A ação, ocorrida no dia 14 de julho de 2026, resultou na apreensão de 34 trouxinhas de maconha, um saco com 30 trouxinhas de cocaína e dinheiro em espécie.

O Disque-Denúncia 181 funciona 24 horas, todos os dias. Por meio de ligação, mensagem, áudio, podendo enviar vídeo e fotografia, a sociedade pode contribuir para os trabalhos policiais em todo o Estado. Além do número 181, a população pode auxiliar nas investigações e capturas realizadas pelas Forças de Segurança pelo “E-Denúncia 181”, site do Disque-Denúncias 181 https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.