Chefe de grupo criminoso no Crato é preso com submetralhadora, pistola e munições

29 de janeiro de 2026 - 14:34 # # # #

Na manhã desta quarta-feira (28), policiais civis da Delegacia de Crato cumpriram um mandado de prisão preventiva na cidade da Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) do estado. O alvo foi um homem, de 27 anos, indiciado pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas, também apontado como um dos chefes de um grupo criminoso na cidade. Ele carregava consigo uma mochila, que continha uma submetralhadora, uma pistola e munições, motivo pelo qual também foi autuado em flagrante por porte irregular de arma de fogo de uso registro.

Após receberem informações repassadas pela Inteligência da Delegacia Seccional de Juazeiro do Norte, a equipe da Delegacia de Polícia Civil do Crato montou um plano no intuito de realizar um cerco em uma extensa chácara situada no bairro Grangeiro. Com as equipes já posicionadas, evitando qualquer risco de fuga, o suspeito ainda tentou fugir pulando o muro de uma casa vizinha, mas foi detido e apreendida uma mochila, contendo uma submetralhadora 9 mm, dois carregadores 9 mm, 50 munições 9 mm, uma pistola 380 e mais 50 munições calibre 380.

O homem, que é irmão de outro alvo da Polícia Civil cearense, preso há pouco mais de dois meses também no Crato, foi conduzido até a Delegacia do Crato. A ordem judicial, expedida pelo 1º Núcleo de Custódias e Garantidas, foi cumprida na unidade policial e o suspeito também foi autuado por porte irregular de arma de fogo de uso restrito. Ele já possuía antecedente por roubo à pessoa e, após ser submetido ao exame de corpo de delito, foi conduzido até a Cadeia Pública de Juazeiro do Norte.