Governo do Ceará institui Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão; em 2025, foram realizadas 1.935 capturas

8 de janeiro de 2026 - 14:13 # # # #

Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 43.493 diligências com a finalidade de cumprir mandados de prisão em aberto e 1.935 capturas de pessoas, no âmbito do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado no último dia 29 de dezembro de 2025, por meio do decreto nº 37.055/2025, assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá.

O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e outros grupos vulneráveis.

Do total de capturas realizadas no período experimental, 350 alvos possuíam mandados de prisão relacionados a mortes violentas, 130 eram suspeitos de integrar grupos criminosos, além de outros alvos por diferentes tipificações penais. Por município, Fortaleza concentrou o maior número de capturas, com 1.052 pessoas localizadas por meio do Procumpri. Em Caucaia, foram 55 capturas, em Maracanaú foram 82 capturados e Sobral registrou 52.

Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, o programa representa um avanço no enfrentamento à criminalidade. “O Procumpri fortalece a atuação integrada das Forças de Segurança, com base em inteligência e planejamento, permitindo retirar de circulação indivíduos que representam risco à sociedade e contribuindo diretamente para a redução da violência no Ceará. Como diferencial do programa, destaco as diligências realizadas pela Polícia Militar. Além das prisões em si, que já são um grande resultado, mais de 43 mil diligências foram realizadas, mais de 80% delas pela PM. Isso significa que equipes policiais estiveram em endereços de foragidos, aumentando ainda mais a presença policial nas ruas ”, frisou.

O decreto que institui o programa estabelece diretrizes para a execução das ações coordenadas de captura de foragidos previamente identificados, a partir de levantamentos realizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS).

Além do policiamento ostensivo e investigativo, as operações contam com o suporte de um painel informatizado que registra e centraliza as informações das diligências realizadas em campo, com o objetivo de aprimorar o monitoramento, a gestão e a análise das ações.

Integração

As ações do Procumpri são executadas de forma integrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), podendo contar ainda com o apoio das Coordenadorias Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS.