Polícia Civil prende mais oito pessoas durante ações na Região Metropolitana de Fortaleza
4 de dezembro de 2025 - 14:57 ##Ações initerruptas #DIP #PCCE
Em alinhamento às diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) segue intensificando ações na Região Metropolitana de Fortaleza. Desta vez, os investigadores retiraram de circulação oito pessoas envolvidas em crimes na RMF. As ações foram realizadas na manhã desta quinta-feira (04), em Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) e na tarde dessa quarta-feira (03), em Maranguape (AIS 24).

Em Maracanaú (AIS 12), cinco pessoas — quatro delas da mesma família — envolvidas com o tráfico de drogas e com o crime de rufianismo, que consiste em obter vantagem da prostituição de outra pessoa, foram capturas na manhã desta quinta-feira (04). Durante a ofensiva, papelotes de drogas prontos para comercialização, celulares e dinheiro em espécie foram apreendidos.
As equipes da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Maracanaú e do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia da Região Metropolitana chegaram ao local após denúncias de que um imóvel, situado na localidade de Pajuçara, estava sendo utilizado para venda de drogas e exploração de prostituição. No endereço, os policiais constataram a veracidade das informações e abordaram cinco pessoas: três mulheres — uma de 20 anos, com três passagens por tráfico de drogas; outra de 46; e outra de 33 anos — além de um adolescente de 17 anos, que possui atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas, crime contra a fé pública e furto. Conforme apurado, todos utilizavam o imóvel para comercializar entorpecentes.
Diante das evidências, o grupo recebeu voz de prisão e foi conduzido à unidade policial. As três adultas foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, ambos majorados pelo envolvimento de um adolescente. Para o adolescente, foi lavrado um ato infracional análogo aos mesmos crimes. No local, os policiais também abordaram um homem, de 56 anos, que, segundo as investigações, utilizava o imóvel para obter vantagem com a prática de prostituição. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de rufianismo e manutenção de casa de prostituição. Todos os envolvidos foram colocados à disposição do Poder Judiciário.
Ações continuadas em Maranguape
Em continuidade à operação deflagrada na tarde dessa quarta-feira (03), em Maranguape (AIS 24), a PCCE prendeu mais três indivíduos. A ação contou com apoio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), do Departamento de Inteligência (DIP) e do Departamento de Polícia da Região Metropolitana.
Entre os capturados está um homem, de 29 anos, apontado como chefe de um grupo criminoso de origem carioca que atua em uma comunidade local. Contra ele, foram cumpridos mandados de prisão preventiva pelos crimes de homicídio e por integrar organização criminosa. Durante o cumprimento da ordem judicial, ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, pois estava na posse de entorpecentes no momento da abordagem. Além dele, outros dois indivíduos também foram presos e conduzidos para a unidade policial competente.
Um foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e outro por tráfico de drogas. Com a prisão desta quarta (03) e quinta-feira (04), mais oito pessoas foram retiradas de circulação na RMF.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); pelo WhatsApp (85) 3101-0181, que recebe mensagens de texto, áudio, vídeo e fotografia; ou ainda pelo serviço “e-denúncia”, disponível no site do 181: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos.