SSPDS deflagra operação Opus e reforça ações de combate a ocorrências de deslocamentos forçados

20 de outubro de 2025 - 11:59 # # # #

Com o intuito de coibir crimes, bem como desarticular grupos criminosos suspeitos de envolvimento com ocorrências de deslocamentos forçados, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou uma operação integrada, nesta segunda-feira (20). Os trabalhos policiais, que ocorrem no bairro Prefeito José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza, seguem na região.

As ações contam ainda com informações de inteligência repassadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e de dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O objetivo é realizar saturações preventivas, fiscalização e abordagem de pessoas suspeitas. O titular da Copol/SSPDS, Harley Filho, ressaltou a importância dos trabalhos policiais. “As ações serão perenes, tanto no combate aos crimes, bem como realizaremos ações de reordenamento urbano, remoção de pichações, fiscalizações, checagem de denúncias e identificação de suspeitos de crimes na região. Nosso objetivo é coibir ações dessa natureza”, disse ele.

Integração 

As ações contam com a participação de profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), das Coordenadorias Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), de Operações de Segurança (Ciops), de Inteligência (Coin), da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), além de profissionais da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).