Supesp recebe auditoria do TCE e TCU para alinhamento de dados e informações
3 de outubro de 2025 - 12:09 ##auditoria ##Tribunal de Contas da União ##Tribunal de Contas do Ceará #Supesp #transparência
Auditores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), do Tribunal de Contas da União (TCU) e técnicos da Assessoria de Controle Interno da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (02/10), na sede da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança (Supesp), para verificação de processos referente à produção de dados e indicadores criminais enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A visita faz parte de procedimento técnicos dos órgãos para aperfeiçoamento das informações enviadas ao ministério e que visa melhorar a elaboração de políticas públicas no âmbito da segurança pública em todo o país. “Do ponto de vista da qualidade das informações, essa averiguação é muito importante para balizar os gestores da segurança na tomada de decisões, visando uma maior precisão de resultados para a população”, disse o auditor do TCU, Victor Hugo, explicando a importância desses dados, que subsidiam o aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), que permite ao cidadão consultas sobre veículos, mandados de prisão e desaparecidos, por exemplo.
A equipe dos tribunais foi recepcionada pela superintendente da Supesp, Juliana Barroso, e o diretor de Estatística, Franklin Torres. A visita técnica contou, ainda, com a presença dos auditores Felipe Calvet (TCU), Leonardo Vasconcelos e Ricardo Pessoa (TCE), Jessé Santos, Ramon Oliveira, Paulo Augusto, ambos da Assessoria de Controle Interno da Polícia Civil e da Comissão de Aplicativo SIP 3W da Polícia Civil, representando o assessor chefe Diogo Galindo.
Transparência
Para a superintendente Juliana Barroso, o trabalho diário de uma equipe multidisciplinar, que o órgão investe e aprimora a cada ano, mostra o resultado que é referência nacional, o da transparência de dados e indicadores em vários setores, dos crimes violentos, letais e intencionais (CVLI) até os novos painéis dinâmicos lançados como o do Feminicídio, Povos Indígenas, Crime de Raça, entre outros. “O Governo do Ceará vem investindo forte em ciência aplicada à segurança pública e o nosso esforço é trazer esses dados e informações de forma mais qualificada possível, melhorando nossa resposta à sociedade”, disse a superintendente. O trabalho da auditoria acontece com visita ao 2º Distrito Policial e nesta sexta-feira (3/10), na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa e Delegacia e Delegacia de Defesa da Mulher.
Segundo Pesquisa e ranking do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), de 2024, os dados e indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), produzidos pela Supesp, estão em terceiro lugar no quesito transparência.