Departamento de Homicídios da PCCE completa 15 anos com homenagens aos profissionais que marcaram sua trajetória
30 de setembro de 2025 - 21:05 ##Departamento De Homicídios E Proteção À Pessoa (DHPP) ##Polícia Civil Do Ceará #15 anos do DHPP #DHPP

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizou, na tarde desta terça-feira (30), um ato solene em alusão aos 15 anos de criação do departamento especializado. O evento ocorreu na sede do DHPP, em Fortaleza, e reuniu autoridades da Segurança Pública Estadual, além de servidores que ajudaram a construir a história do Departamento.

Na solenidade, estiveram presentes o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Antônio Roberto Cesário de Sá; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Silval Sampaio; a delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz; o delegado de Gestão e Planejamento Interno, Otávio Coutinho; o diretor do DHPP, Danilo Rafanelle; o diretor adjunto do DHPP, Rodrigo Jataí, além de demais diretores de departamentos, delegados, oficiais investigadores e servidores da Polícia Civil.

Criado com o propósito de especializar e modernizar a investigação de crimes dolosos contra a vida, o DHPP consolidou-se, ao longo de sua trajetória, como referência estadual no enfrentamento à criminalidade letal e na busca pela elucidação de homicídios. A unidade é reconhecida pela integração entre inteligência policial, investigação qualificada e atuação técnica, garantindo respostas efetivas à sociedade e às famílias das vítimas.

Linha do tempo e evolução do DHPP
Desde sua criação, o DHPP passou por diversas etapas de ampliação e reestruturação. Em 2010, foi instituída a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, com um efetivo inicial de 28 servidores. No ano seguinte, foram criadas a 1ª à 4ª Delegacia de Homicídios. Em 2014, a 5ª DHPP foi implantada, ampliando a capacidade investigativa da instituição.
Em 2017, houve a criação da 6ª DHPP, voltada à apuração de homicídios e latrocínios contra agentes de segurança, e do Núcleo de Inteligência Policial, o que fortaleceu o suporte estratégico às investigações. Em 2018, a Divisão foi elevada à categoria de Departamento, com a implementação inovadora de 12 delegacias especializadas, entre elas uma unidade voltada à investigação de pessoas desaparecidas, consolidando o DHPP como núcleo central das investigações de crimes contra a vida no estado.
Mais recentemente, em 2024, com a nova reestruturação da Polícia Civil, houve reforço no efetivo e ampliação da capacidade operacional. Atualmente, o DHPP conta com 25 delegados e 200 oficiais de polícia judiciária, comprometidos com a missão institucional de proteger vidas e garantir justiça.
Homenagens

Durante a solenidade, foram homenageados ex-diretores, servidores e autoridades que contribuíram para o fortalecimento do DHPP. O momento foi marcado pela entrega de placas, em forma de reconhecimento aos profissionais que se destacaram ao longo da trajetória da unidade. Foram homenageados todos os ex-diretores do departamento, entre eles o atual diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), Leonardo Barreto e o diretor da Coordenadoria de Integrada de Planejamento Integrado da SSPDDS(Copol), Harley Filho. Também foram homenageados os oficiais investigadores de polícia Sulamita de Sousa e Silva e Sérgio Luiz de Freitas Farias, que atuam no DHPP desde sua fundação. Também, foram homenageados o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, e o secretário da SSPDS, Roberto Sá, ambos reconhecidos pelo apoio institucional à atuação do departamento.
