Durante ação conjunta, trio envolvido em golpes é preso em flagrante na Capital 

19 de setembro de 2025 - 13:14

Os indivíduos abordavam as vítimas e realizavam a troca dos cartões em caixas eletrônicos

Um trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio operacional de uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou na captura de três pessoas envolvidas em crimes de furto mediante fraude. Os alvos, que abordavam as vítimas em caixas eletrônicos e realizavam a troca dos cartões de débitos, foram presos no momento em que tentavam realizar um novo golpe. A ação aconteceu na manhã dessa quinta-feira (18), no bairro Parque São José, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.

Após os registros dos Boletins de Ocorrência (BOs), os policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da PMCE saíram em campo para localizar os indivíduos. Os suspeitos foram avistados pelos agentes e, no momento da abordagem, eles estavam tentando praticar o crime. Diante disso, os três homens, com idades de 49, 51 e 63 anos, receberam voz de prisão. Dois deles já possuem antecedentes criminais por estelionato e, o terceiro, responde por violência doméstica. 

Com isso, o trio, que estava em posse dos cartões das vítimas, aparelhos celulares, maquinetas de cartões e um veículo, foi levado à DRF onde foram autuados em flagrante pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, na forma tentada, e associação criminosa. Agora, a PCCE segue investigando o caso. 

Entenda o crime

Com base nas investigações, os indivíduos iam até os caixas eletrônicos, que ficavam em pontos comerciais, analisavam as pessoas e começavam a conversar com as vítimas, a maioria idosas. Sem que elas percebessem, trocavam o cartão de crédito ou débito para, em seguida, finalizarem a transação bancária. 

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número (85) 3101-7594, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). O sigilo e o anonimato são garantidos.