PCCE deflagra operação contra exploração sexual de adolescentes em Fortaleza
24 de agosto de 2025 - 13:53 ##Polícia Civil Do Ceará #Operação
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em uma ação promovida pela Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dceca) deflagrou, na última sexta-feira (22), uma operação voltada à fiscalização de estabelecimentos na Capital investigados por exploração sexual de adolescentes. A investigação teve início após o registro de um boletim de ocorrência, no qual uma mulher denunciou suposta prática criminosa de aliciamento e exploração sexual de adolescentes em um dos locais que se tornaram alvos da ação policial.
Com base nas informações colhidas e nas diligências conduzidas pela equipe policial, foram elaborados relatórios que subsidiaram o pedido de mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas em estabelecimentos situados no bairro Centro, pertencente à Área Integrada de Segurança 04 (AIS 04) de Fortaleza.
Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, cadernos e diversos documentos, que serão submetidos à análise pela Polícia Civil. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram formalmente advertidos de que a instituição manterá vigilância constante para prevenir casos de exploração sexual de adolescentes na região central da cidade.
A ação contou ainda com o apoio da Agência de Fiscalização (AGFIS) da Prefeitura de Fortaleza, responsável por verificar a regularidade documental e as condições sanitárias dos estabelecimentos. Durante a fiscalização, alguns locais foram notificados para prestar esclarecimentos, enquanto outros foram autuados por infrações administrativas, resultando na aplicação de multas e na abertura de processos administrativos. Três estabelecimentos foram autuados, e os proprietários foram notificados sobre as penalidades aplicadas referentes às pendências documentais junto ao órgão municipal.
Denúncias
A Polícia Civil do Ceará reforça que a população pode contribuir com informações que auxiliem os trabalhos investigativos da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (DCECA). As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, pelo WhatsApp (85) 3101-0181, que recebe mensagens de texto, áudios, vídeos e fotos, ou pelo serviço “e-denúncia”, disponível no site https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.