Polícia Civil prende suspeito de integrar grupo criminoso no bairro Cocó

19 de agosto de 2025 - 13:14 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), cumpriu, nessa segunda-feira (18), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 26 anos, no bairro Cocó, região que faz parte da Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) em Fortaleza. O suspeito é apontado como integrante de um grupo criminoso e possuía ordem judicial de prisão expedida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas.

De acordo com o Artigo 2º da Lei nº 12.850/2013, conhecida como Lei de Organizações Criminosas, constitui crime integrar, promover, constituir ou financiar organização criminosa. A pena prevista é de reclusão de três a oito anos, além de multa, sem prejuízo das sanções aplicáveis aos demais crimes cometidos pelo grupo.

A ação foi resultado do trabalho integrado do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), em conjunto com o Departamento de Inteligência Policial (DIP). A ação faz parte das estratégias de combate a grupos criminosos que atuam no Ceará, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a preservação da ordem pública e a responsabilização penal dos envolvidos em crimes dessa natureza.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.